Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), prendeu na terça-feira (09/09) Francisco de Almeida, de 49 anos, apontado como o executor do brutal do homicídio da técnica de enfermagem Viviane Costa de Castro, de 36 anos, crime que chocou a capital amazonense em maio de 2013, no bairro Cidade Nova.
A prisão aconteceu na rua Peruíbe, no mesmo bairro do crime, encerrando uma busca que durou 12 anos.
De acordo com a DEHS, Francisco de Almeida cumprirá a pena de 33 anos, nove meses e 19 dias de reclusão em regime fechado. O crime, conforme investigações, foi orquestrado e mandado por Alesson Pessoa Mota, ex-companheiro da vítima, que não aceitava o fim do relacionamento.
O passado de um crime brutal

O delegado Adanor Porto, da DEHS, explicou que a equipe de investigação trabalhou de forma minuciosa para localizar Francisco, que teve imagem divulgada como procurado. A prisão só foi possível após os agentes da PC-AM obterem informações sobre seu paradeiro e passarem a monitorá-lo.
O delegado ressaltou que a crueldade do crime causou grande comoção na sociedade.
“O crime causou indignação e comoção na sociedade na época, devido à forma brutal e covarde com que a vítima foi assassinada. A ação foi executada a mando do ex-companheiro de Viviane, Alesson Pessoa Mota, de 36 anos, que, na época dos fatos, não aceitava o fim do relacionamento. Além disso, foi constatado que, no ano anterior, em junho de 2012, ela havia sofrido uma tentativa de homicídio com as mesmas características de sua morte”, informou Adanor Porto.
Em maio de 2013, Alesson Mota encomendou novamente a morte de Viviane, e desta vez, Francisco de Almeida, seu executor, a atingiu com tiros à queima-roupa, consumando o assassinato.
Executor se passava por funcionário público
Além de ser apontado como o executor do homicídio de Viviane Castro, Francisco de Almeida também está envolvido em uma série de outros crimes. De acordo com o delegado Adanor Porto, ele se fazia passar por servidor público e utilizava documentos falsificados para aplicar golpes e extorquir vítimas na capital.
Francisco permanece investigado como um dos possíveis autores da tentativa de assassinato contra o ex-prefeito de Coari, Arnaldo Mitoso, o que reforça seu histórico de atuação violenta e fraudulenta.
O trabalho da Justiça do Amazonas também avançou em relação ao mandante do crime. A PC-AM confirmou que Alesson Pessoa Mota, de 36 anos, já está condenado a 37 anos, 3 meses e 15 dias de reclusão em regime fechado, com a sentença proferida pela 2ª Vara do Tribunal do Júri em 9 de julho deste ano.
Mandante continua foragido
A policia tentam localizar Alesson Pessoa Mota, que ainda se encontra foragido e reforça a importância da colaboração da população.
Denúncias anônimas podem ocorrer pelo número (92) 98118-9535, o disque-denúncia da DEHS, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), com sigilo da identidade do denunciante.
Leia mais:
Polícia pede prisão preventiva de cantor acusado de agredir companheira em Manaus
Pistoleiro do CV condenado a 63 anos de prisão por tribunal do crime em Manaus
‘Tio Patinhas’ julgado pelo assassinato de mulher em Manaus
📲 Quer ficar por dentro das últimas notícias direto no seu WhatsApp? Acesse agora o canal oficial do Portal Meu Amazonas e receba atualizações em tempo real sobre política, meio ambiente, cultura e muito mais. 👉 Clique aqui para entrar no canal
Fale com a redação do Portal Meu Amazonas:
E-mail: [email protected]
WhatsApp: 92-991488431