Nos primeiros 15 dias de setembro, as Forças de Segurança do Amazonas efetuaram a prisão de cerca de 140 pessoas e a apreensão de mais de 800 kg de entorpecentes, em todo o Estado. A ação faz parte da operação Paz, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com foco na redução das Mortes Violentas Intencionais (MVI) e na apreensão de drogas.
No Amazonas, a operação é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e desencadeada pelas Polícias Civil do Amazonas (PC-AM) e Militar (PMAM), com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM) e do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).
O secretário de Segurança do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, destacou o apoio enviado pelo MJSP e ressaltou que a integração entre os órgãos de segurança é fundamental para redução ainda mais dos indicadores criminais, principalmente, os homicídios.
“Essa é uma operação em parceria do Governo do Estado com Governo Federal, através do Ministério da Justiça, onde eles pagam a diária dos policiais para que desloquem da capital aos municípios do interior, onde a taxa de homicídios está fora da normalidade. Já prendemos mais de 140 pessoas e mais de 800 kg de drogas, gerando um prejuízo às organizações criminosas. As taxas de homicídios estão caindo no interior e até o final do mês teremos resultados bastante positivos”, afirmou o secretário.
Em Números
Conforme informações do Centro Integrado de Estatística (Ciesp) da SSP-AM, nos primeiros 15 dias da operação, foram realizadas 357 ações de polícia ostensiva; a prisão em flagrante de cinco pessoas por participação em mortes violentas intencionais (MVI), e outras 139 presas em flagrante por outros crimes; instaurados 514 inquéritos policiais; e concluídos 107 inquéritos policiais, que foram remetidos à Justiça com autoria definida.
Ainda de acordo com o levantamento do CIESP, no período houve a apreensão de 58 armas de fogo, 59 armas brancas e 204 munições. Foram apreendidas, ainda, 811kg de drogas, que é a segunda linha de foco da operação.
Abrangência
A operação Paz é realizada, simultaneamente, em 12 estados da Federação. No Amazonas, neste primeiro momento, a ação acontece nos municípios de Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tabatinga.
Para os municípios foram enviados efetivos das Polícias Civil e Militar, que atuam em conjunto com o policiamento já existente nas cidades, onde o objetivo é fortalecer as ações de segurança e proporcionar mais sensação de segurança à população.
Reduções
Dados da SSP-AM mostram que, entre os meses de janeiro e julho deste ano, o Amazonas registrou uma redução de 4% no número de crimes de Mortes Violentas Intencionais, onde estão inseridos os homicídios, latrocínios, feminicídios e lesões corporais seguidas de morte.
Nos últimos 15 dias, período em que a operação está em curso, não houve nenhum registro de crimes de latrocínio, feminicídio ou lesão corporal.
LEIA MAIS:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão