Manaus–AM – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), cumpriu, na quinta-feira (18), mandado de prisão preventiva de um homem, 36, por estupro de vulnerável praticado contra a própria enteada, de 13 anos. O crime iniciou em dezembro de 2023.
O crime foi desvendado pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEP) de Itacoatiara, após a vítima, adolescente de 13 anos, denunciar o abuso sexual que sofria por parte do padrasto. Inspirada por uma palestra sobre violência sexual realizada em sua escola, a jovem, acompanhada da irmã, dirigiu-se à delegacia para relatar o fato.
Em coletiva de imprensa, o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), informou que em 2024, essa é quarta prisão referente a esse tipo de crime no interior do Estado. As outras prisões ocorreram em Coari, Tefé e Rio Preto da Eva.
“Esses dados são alarmantes e precisam ser combatidos de forma veemente. A nossa diretriz estabelecida pelo delegado-geral Bruno Fraga é que sejamos firmes no combate a abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes”, enfatizou o delegado.
Mavignier ressaltou que cada vez que a população toma conhecimento de notícias sobre a prisão de abusadores, consequentemente mais denúncias são realizadas à polícia.
“O apoio da população com denúncias é essencial, pois com isso iniciamos as investigações para chegarmos à autoria do crime”, afirmou.
Investigação
Segundo o delegado, em escuta especializada, a vítima relatou que o padrasto aproveitava as ocasiões em que estava a sós com ela para praticar os abusos. Em dezembro de 2023, ela estava dormindo em seu quarto e acordou com o autor tocando seu corpo.
“Na ocasião, ele pediu para que ela não reagisse e consumou o estupro pela primeira vez. O homem chegou a abusar dela outras vezes e a ainda a ameaçava para não contar a ninguém”, relatou.
Após a Justiça decretar a ordem judicial, os policiais realizaram diversas buscas para localizar o autor, encontrando-o e prendendo-o em um sítio próximo à Vila de Lindóia, zona rural do município. O homem, responsabilizado pelo crime de estupro de vulnerável, ficará à disposição da Justiça.