Amazonas – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio dos 3º e 5º Batalhões de Polícia Militar (BPM) de Tefé e Coari, apreendeu duas toneladas de entorpecentes, entre maconha skunk e cocaína, na zona rural de Fonte Boa, a 678 quilômetros de Manaus. A operação, que ocorreu na segunda-feira (24), teve apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e resultou em grande prejuízo ao narcotráfico.
Apreensão durante patrulhamento fluvial
A operação foi desencadeada com patrulhamento fluvial ostensivo no Rio Solimões, durante uma ação contra o narcotráfico. Durante a ação, uma embarcação suspeita foi abordada, e houve troca de tiros. Os suspeitos fugiram, mas deixaram a embarcação com as drogas.
Impacto ao crime organizado
Com a apreensão de duas toneladas de entorpecentes, a PMAM totaliza 8 toneladas de drogas apreendidas somente neste ano. A operação também resultou na apreensão da lancha utilizada pelos criminosos, representando um prejuízo estimado em R$ 30 milhões ao crime organizado.
Apoio no interior
O subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, destacou o trabalho das equipes de Coari e Tefé, que foram enviadas para a região de Fonte Boa após denúncias sobre piratas de rios no Alto Solimões. O patrulhamento fluvial com lanchas blindadas tem sido essencial para combater quadrilhas fluviais e apreender armas.
Investigações em andamento
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Guilherme Torres, explicou que a maconha skunk apreendida provavelmente foi produzida na Colômbia e transportada pelos rios. A droga apreendida já faz parte de um inquérito policial, e a Polícia Civil segue com as investigações, com apoio do Denarc.
As drogas apreendidas foram apresentadas na 55ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Fonte Boa e encaminhadas para a perícia em Manaus.
Leia mais:
Mulheres são presas por envolvimento com tráfico de drogas no Amazonas