Manaus (AM) – Em menos de 10 horas, nesta segunda-feira (6), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu oito armas de fogo em diferentes zonas da capital. A ação faz parte das estratégias de combate à criminalidade na cidade.
Essas apreensões elevam para 517 o número total de armas retiradas das ruas entre janeiro e abril deste ano. As operações são realizadas de forma integrada entre a PMAM e a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Operações reforçam combate ao crime
Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado, Vinícius Almeida, o resultado das ações demonstra a efetividade do trabalho integrado das Forças de Segurança.
“Cada arma que a Polícia Militar e a Polícia Civil retiram das ruas é um crime a menos que é praticado. Isso reflete na redução dos homicídios, na queda do número de roubos a pedestres, ao nosso transporte público, enfim. Tenham a certeza absoluta de que continuaremos as nossas ações para que o nosso cidadão tenha cada vez mais segurança no nosso estado”, afirmou o secretário.
Adolescentes e armamento pesado
Das oito armas apreendidas nesta segunda-feira, cinco estavam com um adolescente de 16 anos, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. O jovem foi levado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).
As apreensões incluem revólveres e pistolas, armamentos frequentemente utilizados por facções criminosas. A quantidade de armamento apreendido mostra o elevado poder de fogo dos grupos criminosos que atuam na região, o que reforça a necessidade de ações intensivas e permanentes.
Ações seguem em todas as zonas da capital
De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, as ações seguem com patrulhamento ostensivo em todas as zonas de Manaus e no interior do estado.
“Nossa tropa está empenhada em todas as zonas de Manaus e no interior, com patrulhamento ostensivo com foco na retirada de ilícitos nas ruas. Com isso, estamos superando a cada ano a quantidade de armas apreendidas”, disse o coronel.
Além das armas, cerca de 5 mil munições também foram retiradas de circulação durante o primeiro quadrimestre.