Manaus–AM – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), concluiu a investigação sobre o linchamento de Jones Mota Lopes, ocorrido em 28 de agosto de 2024, após briga de trânsito.
O último suspeito, Ayan Ferreira de Souza, de 29 anos, preso nesta terça-feira, 3 de setembro, foi apontado por participação no crime, que chocou a cidade de Manaus.


Os outros dois suspeitos, Francisco de Oliveira Galvão Neto, 31 anos, e Klinger Luan Ferreira Costa, 23 anos, conhecido como “Ferreirinha”, estão detidos desde o dia 30 de agosto.
Segundo o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, o crime ocorreu durante uma briga de trânsito na Avenida Autaz Mirim, no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus.
“O caso ganhou notoriedade após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, que mostrou cenas de extrema violência. Nas imagens, a vítima é brutalmente espancada por vários motociclistas, retirada de seu veículo e agredida até a morte, sem qualquer chance de defesa. Essas filmagens foram cruciais para a investigação e ajudaram a identificar os envolvidos,” explicou Cunha.
Resposta das Autoridades
O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, parabenizou o trabalho das equipes policiais.
“Foi um crime que chocou a todos do sistema de segurança e não ficaria impune de forma alguma. Demos nossa palavra de que todos os envolvidos nessa barbárie seriam presos,” afirmou Almeida.
Após a identificação dos suspeitos, a polícia solicitou à Justiça as prisões temporárias dos envolvidos. As imagens do crime, amplamente divulgadas, auxiliaram na localização e prisão dos suspeitos.
Ayan Ferreira de Souza, Francisco de Oliveira Galvão Neto e Klinger Luan Ferreira Costa responderão pelo crime de homicídio. Após encaminhados à audiência de custódia, permanecerão à disposição da Justiça.
Saiba mais sobre o crime:
Na noite de terça-feira (28/08), Janes Mota Lopes acabou brutalmente espancado até a morte na avenida Autaz Mirim, zona leste de Manaus. O incidente ocorreu após Jane, que dirigia um carro, atropelar um motociclista no bairro Armando Mendes e tentar fugir do local. Após ser perseguido por um grupo de motociclistas, que o agrediram violentamente com chutes e socos, terminou morto.
VEJA O VÍDEO – IMAGENS FORTES:
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO PORTAL MEU AMAZONAS:
- Rio Negro atinge 29,02 metros em Manaus
- Amazonas abre mais de 2 mil novos postos formais de trabalho em maio
- TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Jutaí
- Caprichoso vence desafio de doação de sangue do Hemoam
- Festival de Parintins 2025 registra recorde de público com mais de 120 mil visitantes