Manaus (AM) – Na manhã desta quarta-feira (5), a influenciadora Isabelly Aurora e ex-marido foram presos durante desdobramento da Operação Dracma, que visa desarticular um esquema de rifas ilegais em Manaus.
A Operação é coordenada pelo delegado Cícero Túlio que prendeu Lucas Picolé e Mano Queixo na última semana.
Isabelly Aurora, “A porrudinha”, tinha mais de 200 mil seguidores no Instagram e postava fotos ao lado de carros de luxo e em viagens pelo país. Inclusive, os últimos stories de Isabelly são de divulgação de um sorteio de veículo Volkswagen Amarok, de cor rosa.
Leia também: Influenciadores digitais são presos na Operação Dracma em Manaus
O carro foi apreendido durante a primeira fase realizada na última quinta-feira (29), porém Isabelly Aurora não foi presa na oportunidade.
Isabelle Aurora e o ex-marido, ao serem conduzidos ao 15° Distrito Integrado de Polícia (DIP), prestaram depoimento.
De que são suspeitos?
Ambos são suspeitos de fazerem parte de um grupo criminoso composto por influenciadores digitais envolvidos em um esquema fraudulento de rifas clandestinas e outros crimes. O esquema consistia na venda de rifas eletrônicas por um valor simbólico, onde o sorteio era manipulado para que pessoas próximas aos influenciadores fossem premiadas, permitindo que o dinheiro retornasse para o grupo. Estima-se que o esquema tenha movimentado cerca de R$ 5 milhões em dois anos.
A investigação revelou que os suspeitos utilizavam as redes sociais para promover sorteios clandestinos, arrecadando quantias significativas de dinheiro. Os valores obtidos eram utilizados na compra de veículos de luxo, aluguéis e imóveis de alto padrão, além de serem reinvestidos em uma loja de produtos falsificados.
Foi constatado também que parte dos prêmios já eram adquiridos em nome dos ganhadores antes mesmo dos sorteios, sugerindo a participação dos próprios ganhadores no esquema criminoso.
Os crimes envolvidos incluem estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa, fraude no comércio e outros delitos relacionados.
A operação resultou na apreensão de veículos, uma arma, munições e celulares, bem como na descoberta de contas bancárias utilizadas para a movimentação do dinheiro obtido de forma fraudulenta.
Redes sociais bloqueadas
A Justiça bloqueou as contas no Instagram dos influenciadores Lucas Picolé, Mano Queixo e Isabelly Aurora na última sexta-feira (30) em ação da Operação Dracma.
Antes das contas serem bloqueadas, Lucas Picolé tinha mais de 300 mil seguidores, Isabelly, mais de 200 mil e Mano Queixo, mais de 30 mil seguidores. Eles usavam a influência para vender rifas em que os prêmios eram veículos de alto valor.
Operação Dracma
Na última quinta-feira (29), Polícia Civil foi até a casa de Lucas Picolé e aprendeu diversos carros de luxo entre eles um veículo modelo Porsche Macan e um carro modelo BMW M2 que foram guinchados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Além disso, a Polícia Civil foi até a loja de Lucas Picolé, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, e apreendeu roupas de grifes falsificadas no local.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão