Manaus (AM) – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22/5), a Operação Jeremias 22:17 para investigar o sequestro e a tortura de um suspeito de roubar uma carga de cassiterita no município de Caracaraí, em Roraima. Policiais do Amazonas estariam envolvidos no crime, segundo as investigações.
A ação ocorre nos estados de Roraima, Amazonas, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, com o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária, expedidos pela Justiça Estadual de Roraima, com participação direta da Promotoria de Justiça de Caracaraí.
De acordo com a PF, os agentes teriam sequestrado e torturado o suspeito para obter informações sobre o destino da carga. Também há indícios da participação de policiais de Roraima.
As investigações apontam que os envolvidos formaram, em tese, um grupo criminoso voltado à escolta de cargas de minérios extraídos ilegalmente da Terra Indígena Yanomami (TIY), prestação clandestina de segurança privada e apuração de roubos de carga à margem da atuação legal do Estado.
Leia mais:
Polícia Federal realiza leilão online de bens apreendidos no AM