Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por intermédio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), efetuou a prisão, na quinta-feira (04), de um homem de 45 anos, procurado pelos crimes de estupro e roubo, estupro qualificado.
A detenção ocorreu no bairro Jorge Teixeira, zona leste, após denúncias recebidas pela polícia.
Imagem divulgada em dezembro de 2023
Em coletiva de imprensa, o delegado adjunto da Depca, Paulo Benelli, destacou que a resolução desse caso é uma resposta à sociedade, considerando que a imagem do indivíduo foi divulgada como procurado em 14 de dezembro de 2023.
“No momento da divulgação, a delegada Joyce Coelho, titular da Depca, alertou para a periculosidade desse indivíduo, que possuía dois mandados de prisão preventiva, uma sentença condenatória e histórico de fuga do sistema prisional. As investigações, iniciadas em novembro deste ano, revelaram que a filha dele, de 15 anos, o denunciou por abusos desde os 13 anos”, informou o delegado.
Benelli salientou que o histórico criminal do homem indica que a filha não seria sua única vítima. Em 2016, ele roubou e estuprou uma vítima de 17 anos. No ano seguinte, em 2017, repetiu o crime com outra vítima de 17 anos em Iranduba, localidade a 27 quilômetros de Manaus.
“Em 12 de dezembro, realizamos uma operação policial para prendê-lo, mas ele conseguiu fugir através de uma área de mata. Contudo, graças às denúncias da população indicando seu possível paradeiro, conseguimos efetuar sua prisão ontem. Durante a abordagem, ele tentou escapar adentrando em um motel no bairro Jorge Teixeira, mas conseguimos capturá-lo com êxito”, detalhou.
O adjunto da Depca ressaltou que ainda estão sendo contabilizadas as vítimas dos crimes sexuais cometidos pelo infrator, destacando a importância de a população continuar denunciando através do número (92) 99115-1284, disque-denúncia da Depca.
Procedimentos e Continuidade das Investigações
O homem responderá pelos crimes de estupro e roubo, estupro qualificado e estupro, permanecendo à disposição da Justiça.
O levantamento de quantas vítimas foram afetadas pelos atos criminosos está em curso, enfatizando a necessidade de reconhecimento e incentivo a denúncias para fortalecer o processo legal.
Leia mais:
- Temporada 2025 dos ‘Ensaios dos Bumbás’ começa neste sábado em Manaus
- Competição de boliche em Manaus oferece até R$ 2 mil em prêmios
- Chuvas no AM: retiradas 38 famílias de área de risco na Comunidade da Sharp
- Trio especialista em furtar Hilux com ‘Chapolin’ é preso em Manaus
- ‘X-Salada’ é baleado e preso durante operação policial no Viver Melhor