Manaus (AM) – Nesta quarta-feira (28), a Polícia Civil do Amazonas interrompeu a série de furtos atribuída a José Gregório Granadillo Alfonso, de 26 anos, em Manaus. Alfonso, conhecido por sua extensa lista de registros criminais na cidade, foi detido como o responsável por vários furtos ocorridos em estabelecimentos comerciais da capital. Seu histórico criminal conta com mais de 60 boletins de ocorrência relacionados ao mesmo delito.
De acordo com o delegado Adriano Félix, titular da unidade policial, as investigações iniciaram no dia 8 de dezembro de 2023, quando a equipe policial do 22º DIP teve conhecimento sobre um indivíduo que estaria cometendo furtos nas proximidades da delegacia.
“A partir daí conseguimos identificar José Granadillo, um venezuelano que praticou mais de 60 furtos na capital amazonense. Os alvos deste indivíduo são farmácias e outros estabelecimentos comerciais, como mercadinhos. Em razão de ele cometer os furtos em outros locais da cidade, existem BOs registrados em seu nome em diversas delegacias”, contou.
Conforme o delegado, o indivíduo tinha preferência por furtar farmácias, em razão de ele conseguir pegar produtos de beleza com valores mais elevados. Em um dos casos, ele furtou cerca de R$ 2,5 mil em cosméticos.
“Após os furtos, ele vendia os produtos para comprar drogas, tendo em vista que ele é usuário de entorpecentes. Para furtar esse indivíduo agia sozinho neste crime, mas a partir de agora, iremos trabalhar no intuito de descobrir para quem ele estava vendendo os produtos furtados”, falou.
Segundo o titular, José Granadillo, preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva, no bairro Petrópolis, zona sul, tentou reagir à abordagem policial e, em depoimento, se reservou ao direito de permanecer em silêncio.
“O José é um indivíduo que só age mediante furto, ele não pratica roubos. Ele apenas furta, entrando em estabelecimentos comerciais em qualquer horário do dia, e se aproveita da distração dos atendentes para praticar o crime”, disse.
Procedimentos
José Gregório Granadillo Alfonso responderá por furto qualificado e furto simples e ficará à disposição do Poder Judiciário.
Leia mais:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus