Manaus–AM – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu três indivíduos envolvidos na execução de Aline Rafaiete dos Santos, de 22 anos, em um crime ocorrido em 10 de fevereiro deste ano, enquanto a vítima comemorava seu aniversário em um pub no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus.
Os suspeitos, identificados como Ivanildo de Oliveira Rodrigues, Jonathas Oliveira Trindade, conhecido como “John-John”, e Rickson Silva de Oliveira, foram detidos entre os dias 12 e 13 de agosto, em uma operação conjunta da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).
Ação Policial
Durante uma coletiva de imprensa, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou a ação policial que resultou na captura dos suspeitos:
“Estamos apresentando para a sociedade o encerramento deste caso que chocou a população de Manaus. Todos os três envolvidos na morte da jovem já estão recolhidos e serão responsabilizados perante à Justiça.”
Investigações apontam motivação e dinâmica do crime
O delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, explicou que as investigações contaram com o auxílio de câmeras de segurança e do serviço de inteligência, que foram fundamentais para identificar e localizar os criminosos.
Segundo ele, a motivação do crime estava ligada a dívidas da vítima com o tráfico de drogas.
“A vítima foi atacada durante a comemoração do seu aniversário. Rickson rendeu o segurança do pub, Ivanildo deu apoio logístico e ficou de vigia, enquanto Jonathan, o mentor da execução, disparou 10 tiros contra Aline. Após o crime, os três fugiram do local”, detalhou o delegado.
Aline, após socorrida, ficou internada por cerca de três meses, vindo a óbito em maio.
As investigações levaram à prisão de Ivanildo no bairro Planalto e de Rickson na Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. Jonathan já estava preso pelo crime de tráfico de drogas em São Gabriel da Cachoeira, a 630 quilômetros de Manaus.
Contratação para o Crime
Em depoimento, Rickson e Ivanildo confessaram que Jonathan os contratou para cometerem o crime. Rickson tinha uma dívida de R$ 4 mil com o mandante, enquanto Ivanildo receberia R$ 500 por sua participação.
Os três suspeitos responderão por homicídio qualificado e estão à disposição da Justiça.
LEIA MAIS:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão