Manaus (AM) – Emerson William Lima Saldanha, conhecido como “X-Salada”, de 31 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (28), durante uma operação policial no conjunto Viver Melhor, na Zona Norte de Manaus. Ele é apontado como um dos principais líderes do tráfico de drogas na região e suspeito de ser o autor da morte do sargento da Polícia Militar Ibrahim, assassinato ocorrido em 2024.
“X-Salada” estava foragido desde que foi incluído na lista dos mais procurados pela Polícia Civil em outubro de 2024. Durante a operação, que visava cumprir um mandado de prisão, ele foi baleado na perna ao tentar reagir à abordagem policial. Após ser detido, foi encaminhado para atendimento médico e, em seguida, será apresentado à Delegacia de Homicídios.
O comandante da 26ª CICOM, Capitão PM Dilson, liderou a ação que resultou na prisão de “X-Salada”. Além do suspeito, outros dois indivíduos foram capturados, sendo que um deles também foi baleado, e um menor foi apreendido.
A operação gerou revolta na comunidade, com moradores realizando manifestações e, segundo informações preliminares, houve a queima de um ônibus na área. A polícia continua investigando a situação e trabalhando para desmantelar a organização criminosa liderada por “X-Salada”.
Leia mais:
Homem é preso no Porto de Manaus por tentar matar ex-companheira