Manaus (AM) – O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto, está com o trabalho de formulação do plano de governo para a capital em andamento visando oferecer alternativas viáveis para melhorar a qualidade de vida de população e resolver problemas que vem se arrastando ao longo dos anos na cidade.
Um desses problemas, que o parlamentar vem acompanhando é a questão do saneamento básico, que envolve entre outros serviços, o aterro sanitário, que em Manaus nada mais é, segundo ele, que um depósito de lixo a céu aberto, com sérios riscos ao meio ambiente e principalmente a saúde das pessoas.
Diante desta realidade, Alberto Neto, esteve nesta segunda-feira (04), na empresa Ecoeficiência Soluções Ambientais, em Joinville (SC), para conhecer boas práticas e programas ambientalmente corretos de reciclagem de lixo, que sejam viáveis para serem implementados em Manaus, como uma alternativa de reaproveitar o lixo de forma sustentável.
“O Brasil tem tecnologias que transformam lixo em energia ou produtos que podem virar objetos usados na construção civil ou em projetos de paisagismo, como; tijolos, telhas para casas, praças, quadras de esporte, tubulações para saneamento básico, entre outras coisas. É o lixo transformando o próprio lixo com impactos ambientais positivos e geração de emprego e renda”, explicou.
Gestão de resíduos em Santa Catarina
O parlamentar esteve também no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, localizado em Timbó (SC), para conhecer as áreas de atuação, que o Consócio desenvolve em 14 municípios e detalhes do processo de gestão de resíduos sólidos urbanos, com foco na coleta seletiva e triagem dos resíduos destinados à reciclagem.
“Queremos apresentar para Manaus uma solução para o problema dos aterros sanitários. Nossa capital, por toda sua importância estratégica no contexto ambiental, não pode mais conviver com problemas de “lixão”. Temos total condição de ser exemplo de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, integrando a isso desenvolvimento social com emprego, renda e qualidade de vida para nossa população”, afirmou Capitão Alberto Neto.
Eficiência energética e econômica
De acordo com o parlamentar essas alternativas sustentáveis vão ajudar significativamente na questão da eficiência energética e na desoneração da folha municipal, permitindo mais investimentos em questões sociais de benefício para as pessoas.
“Essa será uma das minhas propostas para Manaus, transformar lixo em energia sustentável e assim ter orçamento suficiente para custear a tarifa social de esgoto e água sem elevar aumento da tarifa para ninguém”, concluiu.
Leia mais:
- Árvore de Natal com hologramas e bolhas de sabão instagramáveis é inaugurada na Ponta Negra, em Manaus
- Justiça condena prefeitura, SMTU e empresas por falhas no transporte público de Manaus
- Agendão cultural de dezembro: veja programação natalina para Manaus e interior
- Operação Hagnos: 92 prisões e resgate de mais de 20 crianças e adolescentes no AM
- A questão dos resíduos: ordenamentos, regulações e oportunidades no Polo Industrial de Manaus