Manaus (AM) – A cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, que conquistou o terceiro lugar no programa de televisão Big Brother Brasil 2024 (BBB 24), foi homenageada nesta segunda-feira (3/6) pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com a Medalha Ruy Araújo. A homenagem foi uma iniciativa dos 24 deputados estaduais em reconhecimento ao desempenho de Isabelle no programa, destacando sua defesa e representação da mulher amazônida, dos símbolos da cultura amazonense e do Festival Folclórico de Parintins.
Importância da Medalha Ruy Araújo
A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda da Casa Legislativa e foi instituída para condecorar personalidades que desempenharam papéis de destaque em favor da sociedade amazonense, seja na área política, empresarial ou cultural.
Reconhecimento Cultural
“A concessão da Medalha Ruy Araújo à Isabelle Nogueira é um reconhecimento à difusão e projeção nacional e internacional da nossa cultura amazônica, feita por ela durante toda a sua passagem pela TV”, afirmou o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB) durante a Sessão Especial.
Para o presidente, essa visibilidade é importante porque contribui com o Festival de Parintins, a maior festa cultural do Amazonas. Cidade destacou ainda o grande feito alcançado por Isabelle: a união das torcidas de Garantido e Caprichoso.
Papel de Isabelle Nogueira no Festival de Parintins
Isabelle Nogueira é a cunhã-poranga do Boi Garantido, item que é avaliado e recebe notas nas três noites de apresentação do bumbá durante o Festival Folclórico de Parintins, realizado anualmente no município de Parintins, a 369 quilômetros da capital, no último fim de semana de junho.
“Hoje esta Casa agradece a você, Isabelle, na forma da Medalha Ruy Araújo, que é enorme, e hoje é do tamanho da sua representatividade”, disse o presidente, concluindo que o Amazonas agradece pela defesa e divulgação da cultura do Estado.
Apoio dos Deputados Estaduais
Os deputados Alessandra Campelo (Podemos), Wilker Barreto (Mobiliza) e Adjuto Afonso (UB) também destacaram a história de vida e a contribuição de Isabelle para a cultura estadual.
Campelo afirmou que Isabelle representou a mulher amazônida, a ancestralidade e a importância da família.
“Você representou muito mais que o Festival de Parintins, porque, ao falar da luta da sua mãe, que foi mãe solo, você falou da luta de muitas mães e mulheres que se dedicam para fazer o melhor por suas famílias”, disse a deputada.
Impacto Econômico e Turístico
O deputado Wilker Barreto destacou o orgulho de Isabelle em falar de sua origem nortista, fortalecendo o turismo e a economia da região.
Esse impacto econômico foi ressaltado pelo secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo, que participou da Sessão Especial representando o governador Wilson Lima (UB). Apolo revelou que a visibilidade trazida por Isabelle aumentou a expectativa de público para o Festival de Parintins, prevendo pelo menos 120 mil pessoas este ano e um aumento no número de voos para o município durante o período da festa.
Trajetória de Isabelle Nogueira
Isabelle Adriana Nogueira Dias nasceu em Manaus, é formada em Letras com habilitação em Espanhol, e é pós-graduada em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior. Desde 2018, ela ocupa o posto de cunhã-poranga do boi-bumbá Garantido e sempre foi envolvida em atividades culturais, iniciando sua carreira dançando na banda Encanto Vermelho. Ela também ocupou os postos de Rainha Ritmada e Rainha do Folclore do Boi Brilhante (Manaus) entre 2009 e 2010.
Veja o discurso de Isabelle: