Manaus (AM) – Em sessão nesta terça-feira (5/3), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos) anunciou iniciativa em nome dos estudantes aceitos na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Campêlo propôs uma Moção de Apelo à Justiça Federal para a revogação da liminar que tem impedido a matrícula dos alunos beneficiados pela bonificação regional de 20% no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024.
A bonificação, que é fundamental na pontuação, assegura a disponibilidade de vagas para os alunos da região.
“Não temos nada contra nenhum Estado do Brasil, mas não é justo que numa região já isolada, que economicamente precisa de mais apoio para seu desenvolvimento, alunos – a maioria de fora do Estado – ocupem vagas em nossos cursos superiores, principalmente em áreas cruciais como Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia, onde há grande necessidade de profissionais”, destacou a parlamentar.
Como graduada do curso de Comunicação Social da Ufam, Alessandra acredita firmemente que a medida pode ser revertida pela Justiça Federal. Ela convocou seus colegas parlamentares a se unirem à causa dos aprovados na Ufam.
“Acreditamos que essa bonificação é justa e fazemos este apelo porque a liminar está impedindo não apenas o início do ano letivo, mas também a matrícula dos alunos na Ufam. Esperamos que isso seja respeitado e esta Moção de Apelo estará disponível virtualmente para que todos os deputados interessados possam assinar, demonstrando a vontade da Assembleia Legislativa de garantir o acesso ao ensino superior para todos, especialmente para nós que vivemos no Amazonas e que estamos comprometidos em servir à nossa população que tanto necessita”, concluiu a deputada Campêlo.
Leia mais:
Ufam prorroga inscrições para 1ª e 2ª etapas do PSC
Ufam abre as inscrições para a 3ª etapa do PSC 2024
Ufam abre inscrições em concurso com 46 vagas para professores nesta segunda-feira (6)