Tefé (AM) – A Força Aérea Brasileira (FAB), em coordenação com a Polícia Federal, interceptou uma aeronave suspeita vinda do Peru nesta segunda-feira (22), próximo ao município de Tefé, no Amazonas.
Segundo o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a aeronave entrou no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo, sem matrícula visível e sem comunicação com o tráfego aéreo, o que levou à classificação de voo suspeito.
Interceptação da aeronave pela FAB
Um caça A-29 Super Tucano decolou para realizar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo. Após tentativas de contato sem sucesso, a Defesa Aérea aplicou o Tiro de Aviso (TAV). Diante da resistência, foi autorizado o Tiro de Detenção (TDE), conforme prevê o Decreto 5.144/04.

Pouso forçado em Tefé (AM)
Após as ações, o piloto manobrou e realizou pouso forçado em uma área desabitada a 30 km de Tefé. Em seguida, um helicóptero H-60 Black Hawk levou agentes da Polícia Federal até o local, onde o suspeito foi preso.
Combate ao narcotráfico na fronteira
A operação integra o esforço conjunto entre o Ministério da Defesa e órgãos de segurança pública no combate ao narcotráfico. A ação faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e da Operação Ostium, que reforçam a segurança do espaço aéreo e o bloqueio de rotas usadas para o escoamento de ilícitos.
*Com informações da Agência Força Aérea
Leia mais:
FAB intercepta aeronave clandestina na região de Manaus
FAB abate avião venezuelano perto de Manaus; traficantes morreram
FAB intercepta avião vindo da Venezuela com 380 kg de drogas no Amazonas
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431