Manaus (AM) – Acompanhado de ministros de Estado e outras autoridades, o governador Wilson Lima prestigiou a abertura do 56º Festival Folclórico de Parintins, na noite de sexta-feira, 30 de junho, onde duelaram em espetáculos grandiosos, os bumbás Caprichoso e Garantido.
Para o Festival deste ano, o Governo do Estado destinou às duas agremiações recursos no valor de R$ 12 milhões, sendo R$ 6 milhões para cada boi-bumbá.
No intervalo das apresentações dos bumbás de Parintins, Wilson Lima conversou com a imprensa ao lado das ministras Daniela Cardoso (Turismo), Margareth Menezes (Cultura) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas); além do governador do Pará, Helder Barbalho; do deputado federal Saullo Vianna; do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade; do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo; e do diretor de relações governamentais da Coca-Cola, Vitor Bica.
“A gente tem feito um esforço muito grande, desde 2019, para colocar o Festival em um outro patamar. E tudo o que a gente tem visto aqui tem mostrado o quanto o estado do Amazonas é incomparável. E quando falo incomparável não estou falando de ser melhor que ninguém, porque aqui a grandiosidade do estado do Amazonas vai desde sua complexidade, sua dificuldade na logística, mas também passa pela sua fauna, flora e, também, pela sua exuberância”, afirmou Lima.
O governador do Amazonas ressaltou que o Festival está baseado em quatro pilares: Cultura, Turismo, Sustentabilidade e Emprego e Renda.
“Aqui a gente trabalha para mostrar para o mundo que é possível sim a gente desenvolver, a gente gerar emprego e renda, sem desmatar, que o homem da floresta sabe como fazer isso”, frisou.
Wilson Lima também citou novidades deste ano, como a realização da Festa dos Visitantes no Bumbódromo, com a presença de 20 mil pessoas.
Destacou ainda o Turistródomo, na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, além de projetos como o “Recicla, Galera”, com apoio da Coca-Cola.
Investimentos
Representando o Governo Federal, as ministras prometeram investimentos para as próximas edições do Festival de Parintins.
“Certamente, governador, vamos fazer o possível para ano que vem mostrar para o Brasil inteiro esse espetáculo de Parintins”, declarou Margareth Menezes.
“Com o pedido do governador, o Ministério do Turismo conseguiu aportar um recurso para poder contribuir com essa grande festa”, disse Daniela. “O que mais me alegrou aqui foi ver a valorização dos povos indígenas da Amazônia retratada em ambos os bois”, completou Sônia Guajajara.
Reconhecimentos
Ainda na coletiva, o governador Wilson Lima apresentou os novos troféus que serão entregues para primeiro e segundo lugar: uma obra do artista Lucijones Cursino Monteiro, que substituiu madeira por fibra de vidro.
O governador também anunciou que o número de troféus aumentou de quatro para 24, 12 para cada bumbá, contemplando todos os itens individuais.
Veja fotos do festival:
Leia mais:
Boi Caprichoso encerra a primeira noite no Festival de Parintins 2023 em espetáculo emocionante
Garantido abre e Caprichoso encerra 1º noite do Festival de Parintins 2023
Festa dos Visitantes inédita no Bumbódromo reinventa tradição do Festival de Parintins
Artistas que cantaram na Festa dos Visitantes em Parintins elogiam estrutura e espetáculo em 360º
Turistódromo apresenta opções para os visitantes do Festival de Parintins
Em dez dias, mais de 21 mil pessoas utilizaram embarcações para chegar ao Festival de Parintins