Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus oficializou o afastamento do subsecretário municipal de Saúde, Isaac Tayah, por motivos de saúde. A licença tem vigência entre os dias 14 de julho e 11 de setembro de 2025, conforme publicação do Diário Oficial do Município (DOM) da sexta-feira, 18.
A medida, assinada pelo secretário da Casa Civil, tem como base a solicitação feita pela própria Semsa.
O processo administrativo nº 2025.01637.01412.006384 incluiu não apenas o pedido de afastamento, mas também a indicação de uma substituta durante o período de ausência.
Para responder interinamente pela Subsecretaria da Saúde, estará a servidora Maria do Carmo Leão Coelho, atual diretora da Vigilância Sanitária. Ela acumulará as funções temporariamente, sem prejuízo das atividades que já exerce na Semsa.
Segundo o texto publicado no DOM, a nomeação interina segue os dispositivos da Lei Orgânica do Município e as normas administrativas que regem a gestão de pessoal da prefeitura.
Histórico recente
Em março deste ano, Tayah desmentiu boatos sobre uma suposta internação para tratamento de quimioterapia, após rumores publicados por sites locais. Na época, ele afirmou que realizava apenas exames de rotina, como faz anualmente desde 2016.
O médico, que superou um linfoma no cerebelo há cerca de nove anos, foi nomeado diretor da Vigilância Sanitária de Manaus em janeiro de 2025. Em maio, acabou promovido ao cargo de subsecretário da Semsa pelo prefeito David Almeida.
Leia mais:
Manaus recicla quase 740 mil toneladas com ações de coleta seletiva
Operação apreende ônibus clandestinos na Zona Leste de Manaus
Jogo das Estrelas reúne lendas do futebol na Arena da Amazônia neste sábado (19)