Manaus (AM) – O Carnaval de 2024 marcará um marco histórico para as tradicionais Bandas Independente Confraria do Armando (Bica), da Difusora e do Boulevard, que serão realizadas pela primeira vez com o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.
A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é respaldada pela Lei nº 6.369/2023.
Roberto Cidade destaca que o reconhecimento dessas bandas como patrimônio cultural também tem implicações econômicas e turísticas significativas.
A legislação busca preservar a história dessas bandas, consideradas algumas das mais tradicionais do Carnaval de Manaus.
Para o Carnaval de 2024, as Bandas da Bica e da Difusora estão programadas para o sábado, 3/2, enquanto a Banda do Boulevard acontecerá no domingo, 4/2.
Banda da Bica: Uma Tradição Política e Irreverente
A Banda da Bica, fundada em 1986, é conhecida por sua abordagem política e irreverente. Originada no bar do Armando, no Centro de Manaus, a banda foi suspensa apenas três vezes ao longo de sua história, sendo a última nos anos de pico da pandemia de Covid, em 2021 e 2022.
Banda da Difusora: Rivalidade Saudável com a Banda da Bica
Fundada em 1995, a Banda da Difusora é uma das manifestações carnavalescas mais populares de Manaus, rivalizando de forma saudável com a tradicional Banda da Bica, realizada no mesmo dia. Reconhecida como uma das festas mais tradicionais do Carnaval amazonense, a banda atrai grandes públicos desde sua fundação.
Banda do Boulevard: Compromisso com a Cultura Amazonense
Criada em 1987, a Banda do Boulevard anualmente apresenta temas que exaltam o compromisso com a cultura amazonense. Com mais de 30 sambas gravados, a banda se tornou um espaço consolidado para a promoção da cultura local. Artistas regionais têm a oportunidade de se apresentar, divulgando seu trabalho e animando o público com performances únicas.
Leia mais:
Banda do Cipriano terá participação de Adriano Arcanjo e Júnior Rodrigues neste sábado
Desfiles do Grupo de Acesso B dão início ao ‘Carnaval na Floresta’ em Manaus