Manaus (AM) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ovacionado ao chegar à Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nesta terça-feira (9), em Manaus. Vídeos mostram estudantes gritando enquanto o Lula caminhava pelos corredores da universidade.
Um grupo também entoou “Sem anistia”, em referência ao projeto que tramita no Congresso sobre perdão aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Lula participou na Ufam da cerimônia de implementação do Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais.
O evento integra a agenda oficial do presidente na capital amazonense e incluiu a assinatura de contratos estratégicos. O primeiro contrato, entre o BNDES e a ANATER, destina R$ 150 milhões para apoiar 48 cidades prioritárias no combate ao desmatamento na Amazônia, incluindo Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Itapiranga, Manicoré e Maués. O segundo contrato, entre o BNDES e o Memorial Chico Mendes, garante a implementação do projeto Sanear Amazônia.
O programa prevê ações de prevenção, monitoramento, controle e redução do desmatamento, além de iniciativas voltadas à regularização ambiental e fundiária, fortalecendo a proteção das áreas nativas e promovendo desenvolvimento sustentável nos municípios amazônicos.
Também nesta terça, o presidente inaugurou o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), unidade voltada ao combate de crimes ambientais, tráfico de drogas, armas e outros ilícitos transnacionais.
VÍDEO
Leia mais:
Lula visita Manaus com agenda focada em segurança e conectividade
Lula vem a Manaus inaugurar centro contra crimes na Amazônia
Lula cumpre agenda em Manaus e reafirma soberania do Brasil contra intervenção estrangeira