Brasília (DF) – Em uma iniciativa que teve início durante o Festival de Parintins do ano passado, o deputado federal Saullo Vianna (União-AM) promoveu uma articulação para garantir maior apoio do governo federal ao Festival de Parintins. Esta semana, o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou parceria histórica entre o governo federal e o Sistema CNC – Confederação Nacional do Comércio, que inclui patrocínio à festa dos bumbás no Amazonas.
A reunião, que contou com a presença dos presidentes dos bois Caprichoso, Rossy Amoedo, e Garantido, Fred Góes, além do prefeito Bi Garcia, entre outros parlamentares, foi palco para o anúncio do ministro Celso Sabino. Ele ressaltou a perspectiva de um público recorde de turistas em 2024, destacando o impacto positivo que o apoio federal trará para o conforto dos visitantes durante o festival.
Entusiasmo com o Festival
O ministro Celso Sabino, colega de partido de Saullo Vianna, demonstrou seu entusiasmo pela cultura amazonense após sua visita ao Festival de Parintins de 2023, chegando até a entoar toadas dos bois Caprichoso e Garantido.
“Um privilégio receber o deputado Saullo Vianna, grande defensor do Amazonas. No ano que vem vamos estar de novo no Festival Folclórico e aproveito para anunciar novas parcerias com o governo federal, que vão fomentar o turismo local”, disse Sabino na ocasião, em que colocou o Ministério à disposição para alavancar o Turismo no Amazonas.
Para Vianna, a parceria com o ministro visa fortalecer o turismo no Amazonas por meio do festival folclórico, o que, por sua vez, impulsionará o desenvolvimento econômico e social do estado.
“Nossa parceria com o ministro Celso Sabino busca fortalecer ainda mais o turismo no Amazonas através do maior festival folclórico do mundo, que é o nosso Festival de Parintins. E, ajudando a nossa cultura e o nosso turismo, a gente gera emprego e renda e desenvolve ainda mais nosso estado e Parintins”, afirmou Vianna.
O compromisso do governo federal com o Festival de Parintins não é recente. Após sua participação na edição do evento do ano passado, o ministro Celso Sabino já havia expressado seu apoio à causa, anunciando que buscaria mais investimentos para o turismo local.
Em suas palavras, o Festival merecia mais atenção e apoio, ressaltando o papel do Ministério do Turismo em alavancar o setor no Amazonas.
Além de Vianna, estiveram presentes na reunião o deputado federal Pauderney Avelino (União-AM), o secretário de Desenvolvimento Urbano do Amazonas, Fausto Júnior, e representantes executivos da CNC e do governo federal.
A expectativa é de que essa parceria histórica contribua significativamente para o fortalecimento do turismo na região e para a consolidação do Festival de Parintins como um dos maiores eventos culturais do país.
Leia mais:
Festival de Parintins deve ser homenageado na Câmara dos deputados em Brasília
Lula confirma presença no Festival de Parintins em 2024
Vídeo: atriz Sheron Menezzes comemora vitória do Boi Caprichoso após visitar Festival de Parintins
“Que experiência maravilhosa” diz ator Alexandre Nero sobre viagem ao Amazonas