Manaus (AM)- A deputada estadual Débora Menezes (PL-AM) integra uma comitiva de parlamentares brasileiros que viajou a Washington, nos Estados Unidos, para denunciar o que consideram ser um “escalada de autoritarismo judicial” no Brasil.
A missão, que se iniciou no dia 12 de março e se estendeu até o dia 14, teve como objetivo levar ao conhecimento do governo e da imprensa americana as supostas ameaças à democracia, censura e perseguições que estariam acontecendo no país.
Reuniões e entrevistas
A agenda da comitiva incluiu entrevistas à imprensa internacional, reuniões com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) e encontros com congressistas americanos do Partido Republicano, como Christopher Smith e María Elvira Salazar.
Em um dos encontros, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, um dos organizadores da viagem, destacou a importância de denunciar os “abusos” que, segundo ele, estão acontecendo no Brasil.
“Estamos aqui para mostrar que a esquerda brasileira está tentando destruir os movimentos de oposição”, afirmou.
Débora Menezes, por sua vez, salientou que a missão da comitiva era levar a verdade sobre o que está acontecendo no Brasil para o conhecimento da comunidade internacional.
“Lutar por liberdade é um dever de todos nós”, disse ela.
Reuniões com o CPAC e Donald Trump
No segundo dia da missão, os parlamentares brasileiros se reuniram com o presidente do CPAC, Matt Schlapp, um movimento organizado pelos conservadores americanos. Na ocasião, apresentaram documentos que, segundo eles, evidenciam a perseguição política no Brasil.
“Demonstramos que, apesar dos esforços para ocultar essa realidade, o Brasil enfrenta problemas semelhantes aos da Venezuela no que diz respeito ao uso da máquina estatal como ferramenta de repressão à oposição”, destacou Débora Menezes.
A comitiva também teve um jantar reservado com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Débora Menezes chegou a postar uma foto onde o ex-presidente Jair Bolsonaro falava por meio de chamada de vídeo com Trump.
Críticas à missão
A missão da comitiva de parlamentares brasileiros aos EUA está sendo criticada por alguns setores da sociedade brasileira, que a consideraram como uma tentativa de politizar a situação do país e de buscar apoio internacional para agendas de direita.
Críticas à cobertura da mídia
A cobertura da mídia sobre a missão da comitiva também foi criticada por alguns, que a consideraram como tendenciosa e favorável aos parlamentares envolvidos.
Leia mais:
Deputada Débora Menezes acompanha caso de menina estuprada por familiares no AM
Débora Menezes confirma ida ao ato a favor de Bolsonaro em SP
Deputada Débora Menezes condena a expulsão de Coronel Menezes do PL/AM