Senador amazonense defende responsabilização dos culpados e criação de mecanismos para evitar novas fraudes previdenciárias
Manaus (AM)- A instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, prevista para esta quarta-feira (20), em Brasília, deve marcar o início de uma investigação que atinge diretamente milhares de aposentados e pensionistas lesados por fraudes em operações de crédito consignado.
O senador Omar Aziz (PSD-AM), após confirmado como presidente do colegiado, terá a missão principal de identificar os responsáveis e propor medidas para evitar novos casos.
Compromisso com a verdade
Omar Aziz afirmou que sua condução à frente da CPMI será pautada pela busca da verdade, sem espaço para disputas ideológicas ou manobras políticas.
“A população está ansiosa para ter mais entendimento do que se passou, do que está se passando. O compromisso é com a verdade, e não com conveniências políticas. O trabalho da CPMI não é para proteger nem para prejudicar ninguém, mas para apurar os fatos e evitar que esse tipo de fraude volte a acontecer”, destacou.
Embora o governo federal já esteja devolvendo valores cobrados indevidamente, o senador ressalta que é essencial identificar quem lucrou com as irregularidades.
“Houve quem se beneficiou da boa fé dos aposentados. Essas pessoas terão que devolver os recursos ou pagar penalidades. Esse é o trabalho principal: apurar, sem inocentar ou culpar de forma antecipada”, completou.
Estrutura e plano de trabalho
A expectativa é de que o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) seja o relator. Aziz adiantou que, após a escolha, haverá prazo de até sete dias para apresentação do plano de trabalho, documento compartilhado previamente com todos os membros da comissão.
Para fortalecer as investigações, o senador defendeu a criação de uma equipe técnica formada por auditores do TCU, Receita Federal, CGU e com apoio da Polícia Federal, com a proposta de garantir suporte qualificado aos parlamentares, independente do campo político.
“A tarefa não é escolher lado, é apurar responsabilidades”, reforçou Aziz.
Prevenção como legado
Além de identificar culpados, Omar Aziz defende que o principal resultado da CPMI seja a criação de mecanismos capazes de impedir novas fraudes contra aposentados e pensionistas.
“A Previdência vai continuar existindo para além de todos nós. Não podemos permitir que aposentados sejam lesados por descontos fraudulentos, principalmente em consignados que eles nunca pediram. O papel da comissão é apurar, responsabilizar e também criar salvaguardas para o futuro”, concluiu.
A primeira sessão da CPMI está marcada para a manhã desta quarta-feira,19, em Brasília, e deve atrair atenção nacional, diante do impacto direto que as fraudes no INSS têm causado em milhões de brasileiros.
Leia mais:
Omar Aziz presidirá CPMI que investigará fraude no INSS
Omar Aziz cobra ação e defende asfaltamento da BR-319
Senador Omar destaca Governo Lula pela rápida liberação de R$ 650 milhões contra a seca no AM
Omar Aziz e membros da CPI da Pandemia vão pedir reabertura de investigações contra Bolsonaro
Omar Aziz vai receber título de cidadão do AM na Assembleia Legislativa