O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi escolhido para presidir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará a fraude envolvendo o desvio de recursos dos descontos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A presidência do colegiado foi divulgada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, enquanto o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) foi definido como relator da comissão, conforme anunciado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
A CPMI será composta por 15 deputados e 15 senadores titulares e terá 180 dias para concluir os trabalhos e apresentar o relatório final. A instalação da comissão está prevista para a próxima semana.
Omar Aziz afirmou que a investigação será conduzida com isenção e rigor técnico. “Aquele que fez alguma coisa que prejudicou os pensionistas, seja de qual governo for, vai ter que ser punido. Não me interessa o governo. Se houve erro no governo Bolsonaro, que se responda. Se foi no governo Lula, o tratamento será o mesmo”, declarou.
O relator, Ricardo Ayres, reforçou o compromisso com a imparcialidade. “Vamos conduzir um trabalho técnico, imparcial, mas com rigor e responsabilidade, sobretudo para proteger nossos aposentados e pensionistas. Devemos isso ao país”, disse à Agência Brasil.
A investigação terá como base indícios reunidos pela Polícia Federal, que apontam irregularidades em parte dos cerca de R$ 6,3 bilhões cobrados como mensalidades associativas entre 2019 e 2024.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, desejou êxito ao colegiado e destacou a relevância do tema: “Desejo a ele, ao presidente Omar Aziz e a todos os integrantes um excelente trabalho nesta pauta tão relevante para o país”, escreveu em rede social.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
‘Fechadíssimo’, diz Silas Câmara ao declarar apoio a Omar Aziz para o governo do Amazonas