Manaus–AM – A Prefeitura de Manaus publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira, 6 de junho, edição nº 5.840, os decretos de exoneração e nomeação de novos gestores de secretarias e órgãos da administração municipal devido à legislação eleitoral. Este afastamento é denominado desincompatibilização para gestores que concorrerão a cargos públicos.
Novos Gestores das Secretarias Municipais
- Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): Renato Junior deixa o cargo de secretário, substituído por Heliatan Botelho Corrêa.
- Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): Shádia Fraxe substituída por Djalma Coelho na titularidade da pasta.
- Casa Militar: William Dias substituído por Renato Araújo Mota como secretário-chefe.
- Fundação Doutor Thomas (FDT): Martha Moutinho deixa o cargo de diretora-presidente, com Oreni Braga assumindo a função.
- Secretaria Extraordinária: José Paulo Radin de Souza é o novo titular da pasta.
Mudanças em Cargos de Subsecretários e Vice-Presidentes
A edição do DOM também apresenta alterações em cargos de subsecretário e vice-presidente:
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima): Igor Costa deixa a vice-presidência da Comissão Municipal de Licitação (CML) para assumir o cargo de subsecretário. Rozalia da Silva de Nóbrega Figueiredo assume a vice-presidência da CML.
Perfil dos Novos Gestores
- Heliatan Botelho Corrêa: Com 39 anos, formado em Marketing e Administração, especialista em Gestão Comercial e Publicidade, e em formação em Gestão Pública. Antes de assumir a subsecretaria de Gestão e Planejamento na Seminf, trabalhou em cargos de gestão em empresas multinacionais.
- Djalma Coelho: Médico e pós-graduado em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, é servidor de carreira das Secretarias Municipal de Saúde (Semsa) e de Estado da Saúde (SES-AM). Também é conselheiro em diversas entidades de saúde e ocupava o cargo de subsecretário municipal de Gestão da Saúde.
- Renato Araújo Mota: Formado em Medicina Veterinária, é cirurgião-geral animal e pós-graduado em Segurança Pública. Integrou a Polícia Militar do Amazonas e é primeiro-tenente. Antes de assumir como secretário-chefe da Casa Militar, foi subsecretário da pasta.
- Oreni Braga da Silva: Formada em Ciências Contábeis, especialista em Ecoturismo e Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade de León, Espanha. Foi responsável pelo Turismo do Estado do Amazonas por 14 anos e vice-presidente da ManausCult antes de assumir a direção da FDT.
- José Paulo Radin de Souza: Acadêmico de Filosofia, exerceu cargos como secretário municipal em Parintins e Rio Preto da Eva. Foi secretário executivo da Secretaria de Esportes do Amazonas e gestor do Procon Amazonas.
Conforme a Prefeitura, as mudanças visam garantir a continuidade e eficiência na administração pública de Manaus. A desincompatibilização é um processo necessário para cumprir as exigências legais, tendo em vista as eleições municipais.
Leia mais:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus