MANAUS (AM) – De autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), o Projeto de Lei nº 13/2023 que institui a Campanha Check-up Feminino, com a finalidade de orientar mulheres sobre o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Casa Legislativa durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (29) e seguiu para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida.
O Projeto de Lei apresentado por Caio André começou a tramitar na CMM no dia 15 de fevereiro desde ano, quando foi deliberado em plenário e encaminhado às comissões técnicas. O parlamentar autor da propositura comemorou a aprovação e enfatizou que o principal objetivo do PL é incentivar as mulheres a realizar exames médicos periódicos.
“Esse programa visa alertar as nossas mulheres para o check-up feminino e alertar a Prefeitura de Manaus para que nós tenhamos uma campanha institucional do Executivo Municipal, para que nós consigamos fazer com que nossas mulheres façam o check-up. Isso evita muitas doenças e é de fundamental importância”, disse o presidente da CMM.
A campanha visa levar às mulheres o conhecimento e a prevenção de doenças, através de profissionais da área, possibilitando o diagnóstico precoce. Desta forma, o Projeto de Lei enfatiza a necessidade das mulheres realizarem exames ginecológicos regularmente, além de estimular a conscientização sobre a prevenção dessas doenças através da prática de atividades físicas e uma alimentação saudável.
Indicação
Ainda durante a Sessão Plenária, a indicação nº 428/2023, de autoria do presidente da CMM, que trata sobre a reforma da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, localizada na zona rural de Manaus, também foi aprovada.
LEIA MAIS:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus