Manaus (AM) – Nesta segunda-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu, por maioria de votos, pela campanha de desaprovação das contas eleitorais do candidato ao Senado Coronel Alfredo Menezes (PL) nas eleições de 2022. A decisão resultou na determinação de que Menezes devolva o valor total de R$ 81,8 mil aos cofres da União, proveniente do “fundão eleitoral”.
O relatório elaborado pelo desembargador Marcelo Vieira, com respaldo do parecer do Ministério Público Eleitoral, obteve o apoio dos juízes Marcelo Pires Soares, Victor Liuzzi e Carla Reis, corregedora e vice-presidente do tribunal.
No entanto, o desembargador Kon Tsih Wang apresentou um voto divergente, defendendo a exclusão dos descontos no valor de R$ 81,8 mil. Essa posição recebeu o apoio de Fabrício Marques.
Uma das principais justificativas para essa decisão está relacionada ao atraso na entrega das declarações corrigidas dos gastos com fretamentos, que exigiam esclarecimentos.
Segundo detalhado, a retificação das despesas foi feita 12 dias após o prazo final, o que levou os documentos comprobatórios a não serem considerados no mérito do julgamento.
O Coronel Alfredo Menezes ainda tem a opção de recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Leia mais:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus