Manaus (AM) – A Polícia Civil em Manaus (AM) recebeu uma denúncia envolvendo um vídeo que registra o pagamento suspeito de dinheiro, em espécie, para um homem que se identifica como motorista do portal de notícias O Abutre, dentro da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus.
No vídeo, o homem, identificado como motorista do portal, é visto recebendo uma sacola de uma servidora da Secretaria de Comunicação. Ele utiliza um celular para confirmar a entrega. Depois disse ele se dirige a um banheiro público no local, abre uma sacola, retira um envelope e três maços de dinheiro e sorri para a câmera, antes da gravação ser finalizada.
O proprietário do Portal “O Abutre”, Elson Santos negou qualquer conhecimento sobre o vídeo, afirmando que seu motorista agiu sem seu consentimento. Ele pretende denunciar o caso à Polícia Civil amazonense.
“Esse homem que aparece nas imagens é meu motorista, trabalha levando minha filha para escola. Ele foi até a Secretaria de Comunicação sem o meu conhecimento e pegou esse dinheiro sem a minha anuência”.
A Secretaria de Comunicação emitiu uma nota oficial sobre o caso:
“A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) informa que tomou conhecimento pela imprensa, nesta quarta-feira, 13/3, de um vídeo em que supostamente se entrega, nas dependências do órgão, uma sacola com valor em espécie.
A partir do conteúdo recebido e que não se sabe a procedência, a secretaria iniciou a apuração para saber em que circunstâncias as imagens foram gravadas”.
Assista ao vídeo:
Reações
O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André, expressou preocupação com o vídeo, afirmando que medidas legais e regimentais serão tomadas para esclarecer o ocorrido.
“No serviço público não é praxe, nem admissível, que valores em espécie sejam entregues em qualquer local, muito menos dentro de um órgão público”.
Caio André
Ainda sobre o assunto, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) divulgou a nota abaixo:
Vereador Lissandro Breval
O vereador Lissandro Breval manifestou repúdio ao caso e solicitou a convocação do gestor da Secretaria de Comunicação para prestar esclarecimentos à Câmara Municipal, considerando as imagens “estarrecedoras” e indicativas de corrupção. Ele condenou a situação.
“A gente assiste pagamento em dinheiro em sacolas em plena luz do dia na Secretaria de Comunicação. Estou requerendo a convocação do secretário porque precisamos de explicação. São sérios indícios de corrupção. A Prefeitura tem que explicar o que está sendo feito com os R$ 180 milhões de orçamento que a prefeitura utiliza para a comunicação”.
Vereador Lissandro Breval
Vereador Rodrigo Guedes
Após tomar conhecimento das denúncias, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) apresentou um requerimento de convocação do titular da Secretaria de Comunicação Municipal de Manaus (Semcom), jornalista Israel Conte e apresentou uma representação ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
Para prestar esclarecimentos, Guedes apresentou requerimento convocando o secretário, Israel Conte na Câmara Municipal.
“Já está pronto e protocolado o pedido de convocação do Secretário de Comunicação Israel Conte para depor na CMM. Essa denúncia é gravíssima e precisa ser investigada, é um caso claro de corrupção com o dinheiro público que não pode passar impune”, disse.
Vereador Rodrigo Guedes
O vereador também apresentou uma representação ao Ministério Público para que as denúncias sejam investigadas e ofereça ação penal cabível ao secretário de comunicação e o Prefeito de Manaus, David Almeida.
Vereadora Thaysa Lippy
A vereadora Thaysa Lippy (PP) se manifestou publicamente. Em seu pronunciamento, a parlamentar cobrou respostas do prefeito David Almeida e do secretário de Comunicação, Israel Conte, sobre a falta de transparência dos valores repassados.
Thaisa ressaltou que a Prefeitura de Manaus não deve realizar pagamentos em espécie sem o devido registro. Para ela, caso haja irregularidade comprovada, poderá ser caracterizada como improbidade administrativa.
“Esse dinheiro vai ser devolvido aos cofres públicos? Quem vai dar um retorno a respeito disso? Nós precisamos de respostas. O prefeito precisa vir a público e falar com a população que está extremamente desgastada de tantos escândalos”, afirmou Thaysa Lippy.
Deputado Wilker Barreto
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) repercutiu nesta quinta-feira (14), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a circulação de um vídeo.
”As imagens materializam um crime em curso”, disse Wilker, completando que está pedindo para o seu jurídico, com base na denúncia, que o Ministério Público atue no caso. “Já está aos cuidados da Polícia Civil, mas o MP precisa chamar esta pessoa que denunciou e qual era o intuito deste recurso. A Prefeitura de Manaus precisa claramente dar uma explicação, o prefeito David não pode ficar chateadozinho se for questionado, porque isso aconteceu dentro da Administração Municipal”, finalizou o parlamentar”.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão