Manaus–AM – A má oclusão dentária, ou mau posicionamento dos dentes, é um problema comum em crianças que pode afetar a mastigação, respiração e fala. Para conscientizar sobre a importância do cuidado odontológico desde cedo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza a campanha “Julho Laranja”.
Prevenção e correção Dentária Infantil
Durante o mês de julho, a Semsa promoverá ações de educação em saúde, palestras, rodas de conversa e atendimentos odontológicos em unidades básicas e escolas. O objetivo é orientar pais, educadores e a população sobre a importância da prevenção e correção dentária infantil.
A Importância do Acompanhamento Odontológico
A cirurgiã-dentista Rebecca Rosas, da Semsa, destaca que problemas de má oclusão podem ser evitados com cuidados e visitas regulares ao dentista desde a primeira infância.
“As equipes de saúde bucal das unidades básicas da Semsa realizam o pré-natal odontológico, bem como as consultas odontológicas de puericultura, na primeira infância, visando a prevenção destes agravos”, informa.
A Semsa oferece pré-natal odontológico, consultas de puericultura e encaminhamento para Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para tratamento ortodôntico preventivo.
“Os centros oferecem atendimentos de odontopediatria, até os 11 anos, e de ortodontia preventiva em crianças de 5 a 11 anos, com dentição mista”, explica a servidora.
Programação do Julho Laranja
A campanha inclui diversas atividades, como a abertura oficial na creche municipal Profª Virgínia Marília de Mello Araújo, palestras, avaliação odontológica, escovação supervisionada e distribuição de kits de higiene bucal em unidades de saúde.
Além disso, haverá encontros online com profissionais da Semsa para discutir temas como tratamento ortodôntico preventivo e a importância da amamentação para a saúde bucal.
Mobilização e Conscientização
A campanha “Julho Laranja” da Semsa, realizada desde 2022, visa promover a prática de hábitos saudáveis de saúde bucal e o acompanhamento odontológico desde os primeiros anos de vida.
Rebecca Rosas aponta que a mobilização anual tem contribuído para incentivar pais e responsáveis na atenção à saúde bucal das crianças.
“Desde o primeiro ano, a procura pelo serviço odontológico infantil tem crescido na rede básica, não só no mês da campanha, como no restante do ano”, assinala a servidora.
Rebecca enfatiza que o acompanhamento odontológico de crianças de zero a dois anos integra as ações estratégicas prioritárias na Atenção Primária à Saúde, na área da Saúde Bucal.
“O propósito é que todas as crianças nascidas a partir de 2020 recebam pelo menos duas consultas odontológicas anuais. Desde então, viemos observando uma evolução crescente no número de crianças atendidas nesta faixa etária”, conclui.