Manaus, AM – As Unidades Móveis de Saúde da Mulher encerram o atendimento nesta sexta-feira, dia 20, nas comunidades Nova Floresta, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste, e no Parque Riachuelo, no Tarumã, zona oeste da capital amazonense.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde, as estruturas itinerantes serão reposicionadas e retomarão suas operações em novos locais dentro de suas respectivas áreas de atuação a partir da próxima quarta-feira, dia 25.
Santa Etelvina
A unidade móvel que atende a zona norte continuará oferecendo seus serviços às moradoras do bairro Santa Etelvina na próxima semana, também a partir de quarta-feira.
Ressalta-se que, em virtude das comemorações do aniversário de 354 anos de Manaus, não haverá atendimento nas três unidades de atenção à saúde da mulher nos dias 23 e 24 de outubro.
Tarumã
Na zona oeste, a estrutura móvel estará à disposição das usuárias da comunidade Parque Riachuelo até esta sexta-feira, na rua Beija-Flor Vermelho, no bairro Tarumã.
Após o deslocamento, a unidade retomará suas atividades no dia 25, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na Avenida Brasil, no bairro Santo Antônio.
Jorge Teixeira
Na zona leste, os atendimentos da unidade itinerante voltada à saúde da mulher ocorrem, até sexta-feira, na comunidade Nova Floresta, próxima à escola municipal Divino Pimenta Faleiros, na Avenida Topázio, no bairro Jorge Teixeira. A unidade móvel será reposicionada na mesma comunidade, agora na rua Ágatas, no bairro Tancredo Neves, onde recomeçará suas atividades na próxima quarta-feira.
Por sua vez, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona norte permanecerá posicionada na rua Dorgival Azarias de Albuquerque, no bairro Santa Etelvina, com previsão de permanência até a sexta-feira, dia 27.
Serviços e Procedimentos
Inauguradas no final de julho, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher proporcionam serviços e procedimentos de saúde em bairros e comunidades das zonas leste, norte e oeste, exclusivamente para a população feminina. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
A gama de serviços oferecidos inclui consultas médicas e de enfermagem, incluindo acompanhamento pré-natal, coleta de exame preventivo, mamografia, exames diversos de ultrassonografia e dispensação de medicamentos, entre outros.
Em menos de três meses de operação, desde 25 de julho (zona norte) e 26 de julho (leste e oeste) até a quarta-feira, 18 de outubro, as três unidades acumularam 27.131 procedimentos realizados, incluindo 2.158 mamografias, 2.694 coletas de exame preventivo, 9.358 exames de ultrassonografia (sendo 1.436 da mama) e 10.028 consultas (6.225 médicas e 3.803 de enfermagem).
(*) Portal Meu Amazonas com informações da Assessoria
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão