Manaus (AM) – A jornalista amazonense Sandra Monteiro, profissional respeitada em Manaus, iniciou uma campanha de arrecadação para a compra de aparelhos auditivos de alta tecnologia. O objetivo da ação é custear o tratamento de uma doença degenerativa que afeta sua audição.
Diagnosticada com otosclerose, uma doença hereditária que causa perda auditiva progressiva, Sandra convive com essa limitação desde a adolescência. A campanha solidária, que inclui a venda de um e-book, busca angariar o valor necessário para a aquisição dos dispositivos.
A otosclerose, condição que afeta a audição de Sandra, é uma realidade com a qual ela se adaptou ao longo dos anos.
“Em 1991, um amigo percebeu essa dificuldade e conseguiu, por meio de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), pelo governo do estado, que eu fosse ao Rio de Janeiro para ser avaliada em uma clínica que era referência em otosclerose”, conta. Naquela ocasião, ela passou por um procedimento cirúrgico. “Lá, fui submetida a uma estapedectomia, cirurgia no ouvido direito para substituir o estribo, o menor ossinho do corpo humano, por uma prótese. Assim, passei a ouvir melhor”, relembrou.
A progressão da otosclerose
Infelizmente, Sandra não pôde retornar ao Rio de Janeiro para realizar a cirurgia no ouvido esquerdo. Com o tempo, a doença progrediu e, atualmente, a perda auditiva atinge 90% nesse ouvido.
Como o sistema auditivo precisa compensar a deficiência, o ouvido direito, que já havia sido operado, acabou sobrecarregado e já registra uma perda de 45%. Essa situação exige um esforço contínuo e significativo de Sandra para realizar suas atividades diárias e profissionais. Ela, inclusive, se enquadra na classificação de Pessoa com Deficiência (PcD).
Aparelhos
O uso de aparelhos auditivos especiais é a solução indicada por especialistas para o caso de Sandra. No entanto, os modelos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não atendem às suas necessidades específicas. O tratamento, que inclui os dispositivos de alta tecnologia, exige um investimento elevado. O custo estimado para a compra dos aparelhos é de aproximadamente R$ 17 mil para pagamento à vista.
Como funciona a campanha solidária de Sandra Monteiro?
Para arrecadar o valor, a jornalista lançou uma campanha solidária com duas frentes de doação. Uma amiga de infância de Sandra, que é a autora do e-book “Quem Vê Close, Não Vê o Corre”, cedeu os direitos autorais da obra para a campanha. O livro digital está sendo vendido por R$ 30, e toda a renda obtida será revertida integralmente para a compra dos aparelhos.
Para adquirir o e-book, basta fazer um Pix para o número (92) 99323-6381. Quem desejar contribuir com qualquer quantia, sem necessariamente comprar o livro, pode utilizar a mesma chave Pix. Para garantir a total transparência da campanha de Sandra Monteiro, a jornalista disponibiliza todos os exames e laudos médicos que comprovam a necessidade do tratamento.
O E-book
O e-book, que é a principal ferramenta de arrecadação da campanha, traz uma mensagem poderosa. A vida de todas as pessoas parece simples quando vista de fora, mas o cotidiano de cada um é repleto de lutas silenciosas, responsabilidades ocultas e desafios que nem sempre são percebidos. “Quem Vê Close, Não Vê o Corre” reúne histórias que revelam esses bastidores invisíveis, mostrando como a força, a resiliência e a esperança surgem nos momentos mais inesperados. O livro é um convite à empatia, ajudando a compreender que, por trás de uma rotina aparentemente comum, existe sempre um “corre” que merece ser reconhecido.
Leia mais:
- UFAM: Estudantes de Pedagogia protestam por segurança no Campus e cobram medidas
- Direita amazonense marca manifestação em Manaus para dia 7
- David Almeida anuncia 1ª Corrida Sou Manaus e abre inscrições gratuitas
- Governador do AM lança a 47ª Expoagro, vitrine do agronegócio sustentável
Fale com a redação do Portal Meu Amazonas:
E-mail: [email protected]
WhatsApp: 92-991488431
Acompanhe nosso conteúdo no canal: clique aqui.