Manaus–AM – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu 33 incêndios em Manaus entre o sábado e o domingo (31/08 e 01/09). As ocorrências incluíram 22 incêndios em vegetação urbana, 10 em residências e um em comércio. Não houve registro de vítimas.
Incêndios em Vegetação Urbana
Conforme o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), dos 22 incêndios em vegetação, 12 ocorreram na zona leste de Manaus, cinco na zona norte, quatro na zona oeste e um na zona sul. As equipes de bombeiros utilizaram picapes equipadas com kits de combate a incêndios e viaturas Auto Bombas Tanques (ABTs) para controlar as chamas.
Foco na Segurança em Período de Calor Intenso
O subcomandante-geral do CBMAM, coronel Reinaldo Menezes, destacou a importância da prevenção em dias de calor extremo. “Foi um fim de semana bastante agitado para nossa corporação, mas conseguimos atender com êxito todas as ocorrências, e sem vítimas, o que é ainda mais importante para nós”, disse.
O subcomandante-geral destacou que, durante o período de calor intenso, é importante ter maior atenção dentro de casa, especialmente no uso de eletrônicos e eletrodomésticos, para evitar o superaquecimento dos equipamentos e, consequentemente, prevenir sinistros.
Incêndio em Área de Vegetação no Morro da Liberdade
Na tarde de domingo (01/09), os bombeiros foram acionados para combater um incêndio em uma área de vegetação próxima a uma escola de samba, no bairro Morro da Liberdade. Ao chegar ao local, os militares identificaram que as chamas atingiam ambos os lados do igarapé que corta a área. Para combater o fogo, foram utilizados 4.500 litros de água.
Incêndios em Residências Mobilizam Bombeiros
Dos 10 incêndios em residências, quatro ocorreram na zona leste, quatro na zona oeste, e um nas zonas centro-oeste e sul, respectivamente. Um dos casos mais graves aconteceu na manhã de domingo, em uma vila de quitinetes no bairro Petrópolis, zona sul. O fogo, que começou em um restaurante em uma das quitinetes, rapidamente se espalhou para outras três moradias. Os bombeiros usaram 6 mil litros de água e 50 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) para conter o incêndio, e a Defesa Civil foi acionada para avaliar os danos.
( * ) Portal Meu Amazonas com informações da assessoria do CBAM.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão