Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus divulgou nesta segunda-feira (18) o novo informe epidemiológico das arboviroses, que revela um aumento significativo de casos de dengue em 2024. De acordo com o boletim, já foram confirmados 1.479 casos da doença este ano, o que representa mais do dobro do total registrado em 2023 (722 casos).
O informe também aponta que, até o momento, não foram registrados novos casos de zika ou chikungunya. Já o número de casos de oropouche confirmados em 2024 é de 842.
Medidas de combate à dengue:
Para conter o avanço da doença, a Prefeitura de Manaus está intensificando as medidas de combate à dengue. Entre as ações estão:
- Vacinação contra dengue: A vacina contra dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 73 salas de imunização da Semsa.
- Checklist 10 Minutos contra a Dengue: A campanha incentiva a população a realizar ações simples para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, como descartar ou guardar adequadamente materiais que possam conter água parada, limpar e desobstruir calhas e ralos, encher de areia os pratos de plantas e manter bem tampadas as caixas d’água.
- Manejo ambiental: A Semsa realiza ações de manejo ambiental em áreas com maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
- Visitas e inspeções: Agentes de vigilância da Semsa realizam visitas e inspeções em residências, comércios e terrenos baldios para identificar e eliminar criadouros do mosquito.
A importância da prevenção:
A Prefeitura de Manaus ressalta a importância da participação da população na luta contra a dengue. A prevenção é fundamental para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e reduzir o número de casos da doença.
Para mais informações:
- Acesse o informe epidemiológico completo: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/saude/informe-epidemiologico-arboviroses/
- Consulte a lista das salas de vacina: https://dle.rae.es/inv%C3%A1lido (bit.ly/salasvacinaqdenga)
Leia mais:
Problemas ambientais e de infraestrutura propiciam aumento da dengue no Brasil
Composto anti-tumoral de bactéria amazônica combate doenças virais e cancerígenas
Siga as redes sociais do Portal Meu Amazonas
Alerta no Amazonas: aumento de casos de Febre Oropouche