Manaus (AM) – Criar games e robôs inspirados na temática do Festival Folclórico de Parintins, tendo como pano de fundo os bumbás Caprichoso e Garantido. Esse será o desafio de crianças e adolescentes que participarão das Oficinas de Criação de Games e de Robôs que estão sendo ofertadas, gratuitamente, pela Escola de Educação Tecnológica Manaós Tech for Kids.
As matrículas para as oficinas estão abertas. As aulas terão duração de 1h30min e, para se inscrever, basta entrar em contato por meio do site: www.manaostech.com ou ainda, por meio do WhatsApp: (92) 98215-3265.
A escola fica localizada no seguinte endereço: Rua Wilson de Castro, 36A, Conjunto Eldorado, Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.
Oficinas
Durante as oficinas, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre: design de jogos, programação e o desenvolvimento de personagens inspirados no Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos próximos dias 30 de junho e 1 e 2 de julho.
“O universo encantador dos dois bois-bumbás Caprichoso e Garantido será transformado em cenários virtuais, mesclando cultura e tradição com o mundo da tecnologia. Com base nos fundamentos da robótica e da programação, as crianças e os adolescentes irão criar games e robôs que simulem danças e coreografias dos tradicionais bois-bumbás, utilizando toda a temática do Festival de Parintins”, explica o diretor da escola Manaós Tech for Kids, Glauco Aguiar.
Workshop Maker
No Workshop Maker, os alunos poderão criar e personalizar seus próprios objetos inspirados no Festival de Parintins, onde conhecerão sobre a importância do design, da colaboração e do pensamento inovador.
De acordo com o diretor da escola, “inspirar a próxima geração de inovadores e criadores de tecnologia é um objetivo importante, pois tendo a paixão pelo Festival de Parintins como temática, esperamos que as oficinas gratuitas incentivem e estimulem nos participantes, a curiosidade, a criatividade e a paixão pela aprendizagem desde cedo”, destaca Glauco Aguiar.
A pedagoga Ana Caroline Nunes, da escola Manaós Tech, destaca que além de explorar a cultura popular no Festival Folclórico, as oficinas de criação de games e robôs proporcionam significativo desenvolvimento do potencial cognitivo e comportamental dos alunos:
“Vemos como um dos resultados de nossas oficinas é que a maioria dos alunos entra tímido e sai mais “solto” e participativo, querendo aprender mais sobre o mundo da tecnologia. E, com essa experiência da temática do Festival de Parintins, a ideia é de termos o folclore como tema norteador e fugir do tradicional nesse período de férias, onde temos São João, boi-bumbá, entre tantas outras expressões culturais”, aponta Ana Nunes.
Além de descobrir um pouco mais sobre a cultura local durante as oficinas, cada aluno aprenderá a construir seu próprio jogo (desde o design até a programação), programar seu aplicativo, desenvolver seu robô (vendo conceitos de mecânica), e, também, aprenderá sobre noções de eletrônica, enquanto visualizam e entendem um pouco mais sobre o evento cultural.
Educação tecnológica
Com uma metodologia diferenciada que vem sendo aplicada desde sua fundação em 2017, a Escola de Educação Tecnológica Manaós Tech for Kids estimula as habilidades das crianças desde cedo, com técnicas inovadoras que permitem que os alunos sejam capazes de desenvolver soluções tecnológicas criativas, sem esquecer o lado humano.
Programação
As Oficinas de Criação de Games e Robôs estão divididas nos seguintes horários (sempre aos sábados):
Manhã: 10:00 as 11:30 (Turma: Padawan Robótica; Turma: Jedi Game Design e Turma: Padawan Jr).
Tarde: 14:00 as 15:30 (Turma: Jedi Coder; Turma: Pad Games e Turma: Pad Maker).
Tarde: 16:00 as 17:30 (Turma: Jedi Robótica; Turma: Jedi Game Design e Turma: Pad Games).
( * )Portal Meu Amazonas, com informações da assessoria
( * )Fotos: Manaos Tech
Leia mais:
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus
- Estudo aponta caminhos para salvar o sauim-de-coleira da extinção
- TCE-AM e MPC lançam Revista Científica com evento especial
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022