MANAUS – Paredes e muros de Manaus tornam-se palcos para o encontro entre a literatura, as artes visuais e a música da Amazônia na quinta edição do Raízes Amazônicas.
O projeto foi idealizado por Waldemir ‘Cria’ com o objetivo de revitalizar espaços urbanos e homenagear artistas da região por meio do graffiti, uma das maiores manifestações da cultura de rua.”
Homenagens
Contemplado no Concurso-Prêmio Manaus 2022 – Thiago de Mello, Artistas e Profissionais da Cultura, o projeto Raízes Amazônicas deste ano irá retratar o poeta Thiago de Mello, o artista plástico Rui Machado e a cantora Márcia Siqueira em murais produzidos por ‘Cria’.
Nesta edição, os murais estão localizados no Parque Rio Negro, Teatro Usina Chaminé e Centro Cultural Povos da Amazônia.
Segundo ‘Cria’, o processo de produção tem gerado interação entre o público, a arte de rua e o artista homenageado.
“Durante a produção do mural do Thiago de Mello, no estacionamento do Parque Rio Negro, as pessoas chegavam e vinham conversar sobre o graffiti, o projeto e a obra do poeta”, explica o artista.
A produção das pinturas começou dia 7 e segue até 31 de julho.
O Raízes Amazônicas surgiu em 2018, quando ‘Cria’ homenageou o músico Chico da Silva com obra produzida, de forma independente, no muro do Centro Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes Braga, no bairro Novo Israel.
Em 2020, o projeto foi contemplado no Edital Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc.
Em cinco anos de projeto e duas edições contempladas em editais culturais já foram homenageados nomes como Abílio Farias, Denis Ldo, Uyra Sodoma, Maria do Rio, Jander Manauara, Nunes Filho, Marcia Novo, Lucinha Cabral, Dona Onete, Pinduca, Wanderley Andrade e Zezinho Corrêa em murais pintados por todas as zonas de Manaus.
Cria
Um dos maiores representantes da cultura de rua em Manaus, Waldemir Viana, o ‘Cria’ , é artista visual e produtor cultural. Desde 2012, atua experimentando técnicas e propondo inovações para difundir e dar maior visibilidade para a arte de rua.
Além de idealizar o Raízes Amazônicas, o artista já participou de eventos como #Sou Manaus Passo a Paço, diversos encontros de graffiti e exposição no Espaço Casa das Artes.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão