MANAUS – O Amazonas, escolhido por aclamação, vai sediar o próximo encontro dos governadores da região amazônica. Segundo o governador Wilson Lima, o 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, previsto para o segundo semestre de 2023, terá como foco central o debate sobre o protagonismo da população local nas discussões nacionais e internacionais relacionadas à região.
Consórcio da Amazônia
Leia mais: Wilson Lima pede integração da Amazônia durante 25º Fórum de Governadores em Cuiabá
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, estabelecido legalmente em 2019, é uma iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados da Amazônia Legal, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável por meio de políticas e estratégias comuns.
Durante o 25º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado em Cuiabá, Mato Grosso, o governador do Amazonas ressaltou a importância de considerar a subsistência das populações que habitam a região amazônica nos debates sobre preservação. Isso envolve a criação de empregos, o acesso à água potável e a conexão de internet.
“O Brasil constrói uma relação internacional muito significativa de abertura de diálogo, mas essa abertura de diálogo e esse gesto do Brasil não podem ser feitos colocando nossa população de joelhos, porque vai chegar um momento em que a nossa população vai virar pedinte se a gente continuar na pegada que tem sido feito. Nós temos potenciais econômicos significativos e não há outro jeito de garantir a proteção da floresta. Não se protege a floresta com pobreza”, alertou Wilson Lima.
Frenta Parlamentar Mista para Defesa da Amazônia
Durante o Fórum estableceu-se a criação de uma Frente Parlamentar Mista para a Defesa da Amazônia. A iniciativa reunirá deputados e senadores para fortalecer as discussões sobre temas relevantes para o desenvolvimento e a preservação da região.
O Fórum de Governadores da Amazônia Legal em Cuiabá foi uma oportunidade para discutir os resultados das reuniões das Câmaras Setoriais de Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública e Agricultura, bem como eventos relacionados à agenda Pan-Amazônia, que envolve os países que abrangem a floresta amazônica em seus territórios.
Os chefes de estado assinaram a Carta de Cuiabá, a ser direcionada à Cúpula da Amazônia em agosto.
O encontro contou com a participação dos governadores dos estados do Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e Pará, além de secretários estaduais e outras autoridades convidadas.
Leia mais:
- Estudo aponta caminhos para salvar o sauim-de-coleira da extinção
- TCE-AM e MPC lançam Revista Científica com evento especial
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween