Novo Airão, AM – Raimundo Ramos, um aposentado de 107 anos, finalmente conseguiu atualizar seus documentos graças ao Mutirão de Cidadania realizado nesta sexta-feira (19/04) pelo Governo do Amazonas, no município de Novo Airão (a 115 km de Manaus). Sem sua certidão de nascimento há quase duas décadas, ele pôde emitir a declaração de hipossuficiência e a segunda via do Registro Civil de Nascimento (RCN) durante o evento.
“A certidão de nascimento é o primeiro documento do ser humano, sem ela você não faz nada”, disse Rosymar Lima, cuidadora de Raimundo. A emissão da certidão foi fundamental para que ele possa tirar sua Carteira de Identidade Nacional (RG) e, assim, ter acesso a consultas médicas regulares.
“São mais de 15 anos que ele está sem certidão. Ele precisa de uma nova para tirar identidade, porque eu fui com ele ao médico e me falaram que a identidade está para vencer, então não vão mais aceitar”, explicou Rosymar.
O mutirão, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atendeu cerca de 100 pessoas, oferecendo diversos serviços à população de forma facilitada.
Além da emissão da RCN, em parceria com um cartório local, os cidadãos também puderam obter orientação sobre o Cadastro de Pessoa Física (CPF), se cadastrar no programa Idoso Empreendedor, ter atendimento da Amazonas Energia e receber orientação para emissão do Passe Legal e das carteirinhas de Identificação da Pessoa com Deficiência (Cipcd) e Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
“Estamos aqui em Novo Airão trazendo cidadania, com vários serviços da Sejusc, atendendo pessoas com deficiência, emitindo Certidão de Nascimento, com uma grande parceria hoje do cartório local. Estamos aqui também com uma grande parceria com a Águas de Manaus, avançando nos municípios e levando cidadania para todos”, destacou France Medeiros, secretária executiva de cidadania (Secid) da Sejusc.