Manaus–AM – A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), comunica que o índice de ausências em agendamentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) permanece elevado e informa que cidadãos que não comparecem no dia e horário marcados terão o sistema bloqueado para novos agendamentos por um período de 60 dias.
Índice de Ausências
De acordo com dados do IIACM, cerca de 21% das pessoas que agendam atendimento para a emissão da CIN não comparecem.
Em determinados postos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), como no PAC Shopping Parque 10 Mall, na zona centro-sul de Manaus, as ausências chegam a 24%. Já no PAC Alvorada, esse índice sobe para 26%.
Reconhecimento da CIN
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi premiada como o melhor documento de identificação da América Latina no evento High Security Printing, realizado no Chile. O documento, equipado com QR Code e padrão MRZ, também funciona como documento de viagem e se integra ao sistema do GOV.BR, disponibilizando uma via digital com a mesma validade legal do documento físico, acessível pelo celular.
Emissão e Retirada da CIN
O Amazonas já emitiu quase 400 mil CINs, elevando o nível de segurança documental, dificultando fraudes e assegurando a integração nacional dos dados do cidadão. Os documentos impressos ficam disponíveis nos postos onde se buscou o atendimento.
A SSP-AM orienta os cidadãos já atendidos a consultarem a condição de seus documentos em http://cinam.ssp.am.gov.br, na seção “Acompanhar atendimento”, utilizando o número de Protocolo ou CPF.
É importante retirar o documento prontamente para garantir seus benefícios imediatamente.
Consulta e Suporte
Até o dia 17 de junho, mais de 30 mil CINs encontravam-se nos postos aguardando a retirada. Se após a consulta o solicitante verificar que o documento está demorando mais de 30 dias para ficar pronto, ele pode solicitar informações à Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública pelo número (92) 99186-4344.
Leia mais:
- Polícia Civil do Amazonas passa usar BMW blindada apreendida durante operação
- Trabalhador morre esmagado por chapas de ferro durante descarregamento em Manaus
- PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina
- Tio é flagrado abusando da sobrinha de 7 anos na frente de outra criança no AM
- Professor indígena usava secretaria de escola para estuprar alunas no AM