Manaus -AM – A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) lançou iniciativa para oferecer serviços gratuitos à população hipossuficiente, como retificação, registro tardio e restauração de certidões de nascimento. A ação será realizada dentro do Setor de Certidões do Foro Extrajudicial da CGJ-AM.
A proposta inclui a presença de um escrevente de plantão nos cartórios, facilitando a emissão de documentos.
O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santo destacou que o objetivo é desburocratizar os processos administrativos e reduzir a demanda na Defensoria Pública e na Vara de Registros Públicos.
Agilização de emissão de documentos
O Juiz-Corregedor Auxiliar, Dr. Roberto Santos Taketomi, reforçou a importância de agilizar a emissão de certidões e economizar recursos. A iniciativa foi comemorada pelas autoridades judiciárias, que destacaram a liderança do corregedor-geral e a relevância de facilitar o acesso à documentação para a população carente.
O objetivo é diminuir e desburocratizar a emissão de segunda via de certidões, além de gerar uma economia para o Estado. Nas hipóteses em que a pessoa não tenha registro nenhum, que possamos fazer esse registro lá dentro mesmo do Setor de Certidões da Corregedoria-Geral de Justiça”, pontuou o Juiz-Corregedor Auxiliar 01, Dr. Roberto Santos Taketomi.
A defensora pública Dra. Rosimeire de Oliveira Barbosa ressaltou que a iniciativa ajudará a desafogar o Judiciário e a oferecer um acesso mais rápido à documentação.
( * ) Portal Meu Amazonas, com informações da assessoria.