MANAUS (AM) – A Defesa Civil reconheceu nesta segunda-feira (13), a Situação de Emergência da capital amazonense em decorrência das fortes chuvas do último domingo (12), que resultaram em um deslizamento de barranco que soterrou 11 casas, levando oito pessoas a óbito no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.
Durante coletiva, foi informado na manhã desta segunda-feira, que seria decretado a Situação de Emergência e que já tem uma audiência marcada com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (14), para tratar de soluções definitivas para ocorrências desse tipo. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) na noite desta segunda-feira, assinado pelo prefeito; pelo secretário Chefe da Casa Civil, Rafael Bertazzo; e pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes.
Residências interditadas
Com mais de 130 residências interditadas, só no bairro Jorge Teixeira, a Prefeitura de Manaus, por intermédio do Comitê de Gestão de Crise, vem realizando uma força-tarefa com diversos órgãos, para garantir o apoio às famílias afetadas. E entre as ações já garantidas pelo prefeito, o auxílio-aluguel.
Foram 97,2 milímetros de chuva no domingo, número que colocou a cidade em estágio de atenção, resultando em 110 registros pela Central 199 da Defesa Civil. Já nesta segunda-feira, mesmo com o baixo índice pluviométrico, mais ligações foram recebidas.
O Comitê de Gestão de Crise continua ativo até que o status da cidade volte à normalidade e as ocorrências de maior impacto sejam totalmente atendidas.
*Com informações da assessoria