Manaus–AM – O Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) homologou, na manhã desta quarta-feira (21), a candidatura do promotor de Justiça Edinaldo Aquino Medeiros à formação da lista tríplice para a escolha do novo Procurador-Geral de Justiça (PGJ) para o biênio 2024-2026, por maioria de votos durante sessão virtual.
Edinaldo Aquino Medeiros é o nono candidato confirmado na disputa, após o Colégio de Procuradores ter deferido, no dia 16 de agosto, as candidaturas de outros oito promotores: Alessandro Samartin, Fábio Monteiro, Cley Martins, Igor Starling, Leda Albuquerque, Lílian Stone, Lucíola Valois e Sheyla Andrade.
Homologação
Com a homologação publicada no Diário Oficial do MP (Dompe), todos os candidatos estão autorizados a realizar campanha junto aos membros da instituição, que incluem procuradores e promotores de Justiça.
A eleição que definirá a lista tríplice ocorrerá no dia 2 de setembro, das 8h às 16h, por meio do sistema eletrônico Votus, já utilizado em pleitos anteriores.
No dia da votação, a cédula eletrônica disponibilizada no site oficial do MPAM, será acessada por meio de um link enviado via e-mail institucional aos membros da carreira.
A votação será facultativa, direta, secreta e plurinominal, permitindo que os eleitores indiquem até três candidatos.
Processo Eleitoral
A coordenação do processo eleitoral ficará a cargo da Comissão Especial Eleitoral, presidida pelo procurador de Justiça Aguinelo Balbi Júnior, com apoio de outros membros do MPAM, incluindo procuradores e promotores de Justiça.
Com a eleição se aproximando, a atenção se volta para a escolha do próximo Procurador-Geral de Justiça, considerado fundamental para o direcionamento das ações do MPAM nos próximos dois anos.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão