Manaus (AM) – A Escola Estadual Liberalina Weill, localizada no bairro Santo Antônio, está prestes a se tornar a primeira instituição de ensino no Amazonas a adotar o conceito Lixo Zero.
O Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), escolheu o projeto “Escola Lixo Zero”, proposto pelo professor e presidente do Conselho Regional de Biologia (CRBIO), José Felipe de Souza Pinheiro, para receber investimentos nessa área.
O objetivo do projeto é introduzir o conceito de Lixo Zero e envolver estudantes e professores na implementação das práticas necessárias para que a escola possa obter a certificação de instituição Lixo Zero.
O consultor do projeto e embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) no Amazonas, o biólogo Daniel Santos, explica que o processo de certificação requer a adoção de uma série de medidas e práticas para a correta destinação e tratamento dos resíduos sólidos, com redução do volume de lixo, aproveitamento de materiais recicláveis e proteção do meio ambiente.
Daniel Santos destaca a importância desse tipo de projeto na divulgação dos princípios do Lixo Zero e do impacto positivo que eles podem ter no meio ambiente.
“É um trabalho que vai ser realizado com jovens estudantes, no ambiente da escola, mas que eu tenho certeza que vai ser multiplicado para toda a comunidade do entorno e até para as demais escolas da rede pública de ensino do estado”, disse.
Segundo o professor e orientador do projeto, José Felipe de Souza Pinheiro, o primeiro passo será realizar um diagnóstico do tratamento dos resíduos gerados na escola.
Em seguida, os alunos serão capacitados para se tornarem multiplicadores do conceito de Lixo Zero.
“Eu fiz um trabalho com esses alunos no ano passado, voltado para o desperdício de alimentos, e o resultado foi excelente, com uma grande mudança de comportamento. Agora, com o projeto Lixo Zero, espero também poder envolver esses estudantes em uma ação ainda mais grandiosa”, afirmou.
( * ) Portal Meu Amazonas com informações da assessoria
( * ) Fotos: divulgação
Leia mais:
Dia Mundial do Meio Ambiente: Manaus recicla 2,1% dos resíduos, abaixo da média nacional
Caio André pede ao Executivo Municipal equipamentos para coleta de lixo na área do Museu da Amazônia
Mercado de carbono e sustentabilidade é tema de seminário no TCE-AM