Um filhote de peixe-boi (Trichechus inunguis) foi resgatado no município de Alvarães, no Amazonas, após ser encontrado sozinho em área de tráfego intenso de embarcações. O animal, de aproximadamente três meses, foi visto por moradores da comunidade de Nogueira.
O agente ambiental Juzimar Araújo foi o primeiro a encontrar o peixe-boi e acionou a Secretaria de Meio Ambiente. Os moradores ajudaram a afastar curiosos e orientar embarcações até a chegada da equipe técnica.
“Em uma primeira avaliação, o animal parecia debilitado e acionamos o ICMBio e o Instituto Mamirauá”, explicou Ney Maciel, secretário de Meio Ambiente de Alvarães.

Ação conjunta de órgãos ambientais
Pesquisadores do Instituto Mamirauá e servidores do ICMBio chegaram ao local para o resgate. O filhote estava magro e apresentava gases, possivelmente por estar dias sem se alimentar. Ele foi levado para a sede do Instituto Mamirauá, onde recebe cuidados intensivos.
O animal está sendo alimentado a cada duas horas com fórmula especial enriquecida com vitaminas. Já apresentou melhora clínica, maior atividade física e melhor controle de flutuabilidade.

Ameaça à espécie
Segundo Renata Alquezar, servidora do ICMBio, a ausência da mãe indica que o animal pode ter sido vítima de caça ilegal.
“O abate desses animais representa grande risco à espécie. Poucos filhotes órfãos conseguem sobreviver sem intervenção”, destacou.
Leia mais:
Resgate de filhote de peixe-boi reforça necessidade de fiscalização no Baixo Amazonas
Sema resgata dois filhotes de peixe-boi em Parintins com apoio da comunidade
Gavião-pedrês e filhotes de aracuã são resgatados em Manaus
📲 Quer ficar por dentro das últimas notícias direto no seu WhatsApp? Acesse agora o canal oficial do Portal Meu Amazonas e receba atualizações em tempo real sobre política, meio ambiente, cultura e muito mais. 👉 Clique aqui para entrar no canal
Fale com a redação do Portal Meu Amazonas:
E-mail: [email protected]
WhatsApp: 92-991488431