Manaus (AM) – A forte chuva que atingiu a capital amazonense nesta segunda-feira (15/12) causou 22 ocorrências e mobilizou equipes da Prefeitura de Manaus. Os atendimentos foram coordenados pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), por meio do Disque 199, canal direto da Defesa Civil que funciona 24 horas.
Bairros registraram altos volumes de chuva
De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os maiores volumes de chuva foram registrados nos bairros União (84 milímetros), Redenção (63 mm), Santa Luzia (62 mm), Puraquequara (31 mm) e Santa Etelvina (29 mm).
Ocorrências se espalharam por todas as zonas
As demandas recebidas pelo Disque 199 foram encaminhadas às equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).
Entre os registros estão destelhamento e deslizamento na zona Norte; erosões e alagamentos na zona Leste; alagamentos, riscos de desabamento, risco de tombamento, erosão e desabamento na zona Oeste; alagamento na zona Centro-Oeste; riscos de deslizamento, riscos de desabamento e bueiros abertos na zona Sul; além de risco de desabamento na zona Centro-Sul.
Limpeza Urbana atua desde o início da chuva
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) iniciou imediatamente os trabalhos de limpeza, retirada de árvores tombadas e desobstrução de ecobarreiras. As ações ocorreram em pontos como as avenidas Coronel Teixeira (Ponta Negra), Brasil (Compensa) e Belmiro Vianez (Alvorada), além das ruas Tapajós (Centro) e Ajuricaba (Cachoeirinha).
Atendimento 24 horas à população
A Prefeitura reforça que, em caso de emergência, a população deve acionar o Disque 199, da Defesa Civil, que funciona 24 horas no Centro de Cooperação da Cidade.
Monitoramento e orientações
O sistema atmosférico segue em constante monitoramento, e novas atualizações podem ser divulgadas caso haja mudanças significativas nas condições climáticas.
Recomendações à população
A Defesa Civil orienta que moradores evitem áreas alagadas, não transitem por locais de risco e redobrem a atenção ao dirigir em vias inundadas. Também é recomendado evitar o acúmulo de água parada, como medida preventiva contra a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.
LEIA MAIS:
Prefeitura registra 14 ocorrências durante forte chuva em Manaus
Chuva em Manaus: Alarme da Defesa Civil Não Tocou; Entenda
Forte chuva causa abertura de cratera na Avenida Maceió
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
