Manaus (AM) – O governador do Amazonas Wilson Lima informou nesta segunda-feira (14) que, ainda em agosto, vai lançar os critérios para adesão ao programa Amazonas Meu Lar.
A informação ocorreu durante vistoria à obras do conjunto habitacional que integra as intervenções do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), na capital.
O programa foi anunciado em abril deste ano e prevê mais de 22,1 mil soluções de moradia definitiva, sendo 20 mil novas unidades habitacionais, além da emissão de título definitivo para 32 mil propriedades entre terrenos e imóveis.
Investimentos
A previsão é de, em quatro anos haverá investimentos de R$ 3,9 bilhões, com a estimativa de gerar 51 mil empregos diretos e indiretos.
Durante a vistoria das obras, Wilson Lima destacou que 8,7 mil unidades habitacionais serão construídas pelo “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal, sendo mais de 1,3 mil na capital e mais de 7,3 no interior, envolvendo Estado e prefeituras.
O projeto do Governo Federal faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado na última sexta-feira.
Vistoria às obras
O “Amazonas Meu Lar” é o maior programa habitacional da história do estado e avança com a construção de mais um conjunto habitacional do Prosamin+, que está sendo erguido na avenida Lourenço Braga, na região do Igarapé do Quarenta, bairro Cachoeirinha, na zona sul de Manaus.
Ao todo, o programa Amazonas Meu Lar vai entregar, por meio do Prosamin+, 752 apartamentos em Manaus.
“Nós estamos entregando unidades habitacionais como essas, aproveitando espaços que já estão inseridos na dinâmica social, porque no momento que a gente coloca as famílias aqui, elas terão acesso, por exemplo, a linha de ônibus, hospital, escola, tudo muito próximo para evitar que simplesmente a gente transfira um problema social de um lugar para outro”, afirmou o governador Wilson Lima.
Destinado às famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, que serão reassentadas por meio do Prosamin+, o residencial no bairro Cachoeirinha terá 72 unidades habitacionais.
Obras
Nesta fase de obras do novo conjunto habitacional, os trabalhos contemplam os serviços de fundação dos blocos.
Com a conclusão desta etapa, os trabalhos de construção avançam de forma mais célere, principalmente com o verão amazônico.
“Esse Parque Habitacional aqui da Cachoeirinha faz parte das unidades habitacionais que servirão para o Prosamin+, que foi lançado pelo governador Wilson Lima. Nós vamos aqui reassentar 72 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000. É uma obra de recurso do Governo do Amazonas e estamos construindo, desde o final do ano passado, e vamos entregar no segundo semestre do ano que vem”, destacou o secretário Marcellus Campêlo.
Modelo para o Brasil
Os apartamentos seguem o mesmo padrão arquitetônico do Parque Habitacional Rodrigo Otávio, entregue em abril pelo governador Wilson Lima para beneficiários do Prosamin+. São nove blocos, cada um dotado de quatro pavimentos, incluindo térreo, com duas unidades por pavimento.
Leia mais:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus