MANAUS – O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz fará implante coclear, inédito na rede pública de saúde do estado, a partir de sábado. “A gente vai começar, sábado, o primeiro implante e vai ser em uma criança de três anos de idade. O próximo passo, que vai ser ainda neste primeiro semestre, é o transplante de rim”, disse o governador Wilson Lima ao lançar o serviço nesta quarta-feira (1º).
Para o transplante de rim os pacientes terão serviço preparatório que inclui familiares e que em 2024 será realizado o transplante de fígado. O governo irá adquirir equipamentos médicos que permitirão ao paciente menor tempo de internação e recuperação.
“A gente avançou muito nessa questão da tecnologia e também na eficiência do atendimento aos pacientes. Tudo isso faz parte de um projeto que havíamos feito lá em 2018 e que, infelizmente, por conta da pandemia, a gente está começando a executar agora”, disse Wilson Lima.
A Secretaria de Saúde disponibilizará o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Joãozinho para o atendimento pós-operatório do paciente de implante coclear, caso haja algum tipo de necessidade. Após sete dias, o paciente será encaminhado para retirar os pontos e, após 30 dias da retirada dos pontos, haverá a ativação do aparelho.
O implante coclear, popularmente conhecido como ouvido biônico, é um dispositivo implantável de alta complexidade tecnológica, que é utilizado para restaurar a função da audição nos pacientes portadores de deficiência auditiva profunda que não se beneficiam do uso de aparelhos auditivos convencionais.
*Com informações da assessoria