O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) instalou, na avenida João Valério, no sentido São Jorge, zona Centro-Sul, uma sinalização vertical equipada com sensor de presença. Essa medida tem como objetivo evitar colisões de veículos que possuam altura igual ou superior a quatro metros com o delimitador.
A equipe de sinalização instalou dois conjuntos de semáforos equipados com sensores de presença posicionados a quatro metros de altura. Se um veículo com altura igual ou superior a quatro metros se aproximar, o sensor será acionado e o semáforo ficará na cor vermelha. Esta é uma medida de segurança adicional, para alertar os motoristas sobre a restrição de altura na via.
Inicialmente, essa sinalização será implantada na avenida João Valério, entre a Djalma Batista e a Constantino Nery. Após avaliações de funcionamento, visibilidade e aceitação, a equipe considerará a implantação no sentido oposto. Vale ressaltar que os motoristas terão 15 segundos para visualizar o semáforo na cor vermelha, garantindo tempo suficiente para tomarem as devidas precauções, como desvio utilizando as alças laterais.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acompanhou a entrada em operação do novo sistema e destacou a importância do equipamento.
“Temos uma sinalização antes do complexo viário que fica em amarelo e piscante, isso já chama a atenção de que existe ali uma altura limite e ainda temos placas indicando a altura. Na hora que a carreta passar acima da altura permitida, acima dos quatro metros, o sinal muda de amarelo e piscante para vermelho e mostra para o motorista do caminhão que ele está acima da altura limite. Com o aviso, o motorista tem opção de dobrar a direita ou à esquerda e não descer a pista que passa abaixo da avenida Constantino Nery”, explicou.
O diretor-presidente destacou ainda que o equipamento passou por testes antes da instalação. “O sistema novo foi testado em laboratório e a gente está trazendo agora para o campo. Estamos, inclusive, com o pessoal da Cigás (Companhia de Gás do Amazonas) que está acompanhando, para que a gente possa, a partir do que for observado aqui, colocar ele efetivamente funcionando e depois fazer do outro lado”, frisou.
Os motoristas que conduzem veículos acima da altura permitida devem evitar a avenida João Valério. Caso entrem na avenida, devem optar pelas alças direita ou esquerda, evitando a passagem subterrânea na pista central.
O gerente de Operação da Cigás, Ricardo Ciraulo, elogiou a medida tomada pelo IMMU e destacou que o equipamento trará mais segurança aos dutos de gás da companhia.
“A Prefeitura de Manaus e o IMMU estão de parabéns em melhorar a sinalização local em função dos eventos ocorridos. E isso era o que estava faltando para advertir motoristas de caminhões. Sem dúvida, a iniciativa é de muita importância para garantir o duto que se encontra no local”, afirmou o representante da Cigás.
LEIA MAIS:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus