Equipe da CGTN America acompanhou operação do Ipaam, em Manaus e destacou ações do Amazonas contra crimes ambientais
Fiscalização do Ipaam ganha destaque em documentário internacional da CGTN America
Manaus (AM) – A fiscalização ambiental do Amazonas está em evidência no cenário internacional. Uma equipe da CGTN America, emissora chinesa voltada ao público global, acompanhou, na quinta-feira (23/10), uma operação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar.
A ação, chamada Operação Região Metropolitana, terminou registrada para um documentário sobre os efeitos das mudanças climáticas na Amazônia e o papel dos órgãos públicos na preservação da floresta.
Amazônia sob os holofotes internacionais


Coordenada pela Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) do Ipaam, sob supervisão do analista ambiental Marcelo Barroncas, a operação contou com o apoio técnico de várias equipes de campo. Durante a missão, os jornalistas registraram o trabalho de combate ao desmatamento e à exploração ilegal de madeira nas proximidades de Manaus.
O conteúdo fará parte da série “Big Story”, produzida pela CGTN America, que apresentará o esforço do Estado do Amazonas para conter crimes ambientais e mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Transparência e valorização técnica
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, afirmou que o registro internacional reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a transparência e a proteção dos recursos naturais.
“Essas produções ajudam o mundo a compreender o esforço diário das equipes do Ipaam. O governador Wilson Lima tem reforçado o compromisso de fortalecer as ações de fiscalização e ampliar os investimentos em políticas ambientais que assegurem o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, destacou Picanço.
O jornalista Thiago Mostazo, integrante da produção, ressaltou a importância de acompanhar uma operação em campo.
“Foi interessante observar de perto a logística, as dificuldades de acesso e o comprometimento das equipes que atuam com seriedade no combate aos crimes ambientais”, relatou.
Desafios da fiscalização na Amazônia
A bióloga e fiscal do Ipaam Yara Andrade, que coordenou a equipe em campo, explicou que o convite da emissora foi uma oportunidade de mostrar o comprometimento técnico e os desafios enfrentados pelas equipes.
“Foi importante apresentar nosso trabalho e mostrar que existe um órgão estadual que executa, de fato, as políticas públicas ambientais”, afirmou.
Durante a operação, foram identificadas áreas desmatadas e queimadas recentemente, além de uma nascente degradada.
“Foi uma cena triste, mas necessária de ser mostrada, porque evidencia o quanto ainda precisamos agir com firmeza para proteger nossos recursos naturais”, completou Yara.
Lançamento previsto para 2026
O documentário, com lançamento previsto para o início de 2026, reunirá registros em diferentes regiões da Amazônia, mostrando como comunidades, pesquisadores e órgãos públicos enfrentam os efeitos das secas severas e das mudanças climáticas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO IPAAM:
- Serrarias licenciamento ambiental Amazonas: Multa do Ipaam é de R$ 50 mi
- Ipaam concede licença para novo poço da Petrobras em Urucu, em Coari
- Pariri, iguana, gaviões-pedrês e tamanduá são resgatados pelo Ipaam em Manaus
- Ipaam aplica multa de R$ 105,5 mil em obra irregular em área protegida no Tarumã-Açu
- Ipaam embarga 6,4 mil hectares por desmatamento ilegal no Amazonas
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
