Empresa dos irmãos Batista, com aprovação da Aneel, fará o aporte bilionário para reestruturar a distribuidora de energia no Amazonas.
Manaus (AM) – O Grupo J&F, dos empresários Wesley e Joesley Batista, assume o controle da Amazonas Energia após aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa fará um aporte de R$ 9,85 bilhões na distribuidora, em um acordo noticiado pela Folha de S.Paulo.
O dinheiro servirá para a reestruturação financeira e a amortização de dívidas da empresa, estimadas em cerca de R$ 12 bilhões. O acordo marca a primeira vez que a J&F, que já tinha usinas de gás no Amazonas, adquire uma distribuidora.
Os desafios da distribuidora
Atualmente, a empresa, controlada pela Oliveira Energia, enfrenta sérias dificuldades financeiras desde a privatização em 2018. A distribuidora atende cerca de 2% dos consumidores em 18% do vasto território do Amazonas, lida com altos índices de inadimplência, perdas não técnicas (os “gatos”) e um custo operacional elevado devido às longas distâncias do estado.
O aporte bilionário da J&F, feito por meio de sua empresa Âmbar, vem com a promessa de um “choque de gestão” para solucionar esses problemas.
A Aneel aprovou a flexibilização dos prazos para o atingimento de parâmetros regulatórios, dando à Âmbar um prazo de 15 anos para reestruturar a empresa e combater a inadimplência e as perdas.
Próximos passos
O acordo, ainda sob sigilo, precisa ser homologado pela Justiça, pois a negociação acabou judicializada pela própria Amazonas Energia. O documento será enviado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) para aprovação.
Enquanto a J&F se movimenta para assumir o controle, o grupo já demonstra interesse em adquirir outras distribuidoras de energia no mercado, segundo fontes a par do assunto ouvidas pela Folha.
Leia mais:
Venda da Amazonas Energia para Joesley e Wesley Batista, da JBS, preocupa parlamentares do AM
Consumidor do AM prejudicado por articulações que tentam atrapalhar resolução do problema de energia
Procon-AM notifica Amazonas Energia após apagão de 10 horas em Manaus
Fale com a redação do Portal Meu Amazonas:
E-mail: [email protected]
WhatsApp: 92-991488431
Acompanhe nosso conteúdo no canal: clique aqui.