Manaus–AM – O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou nesta terça-feira (16/04) mais de 220 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) do programa “Detran Cidadão”, por meio do projeto ‘CNH Social’, que permite a emissão da habilitação de forma gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social no Estado.
A entrega dos documentos ocorreu na sede do Detran-AM, localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro 2.884, no bairro Parque Dez.
Desde que implementado pelo governador em novembro de 2021, o projeto já contemplou 60 mil pessoas com o processo de habilitação 100% gratuito.
O governador destacou que a entrega faz parte de um conjunto de ações para a geração de emprego e renda.
“Essa iniciativa do Detran Cidadão também alcança o interior do Estado, não apenas com a entrega da habilitação, mas também com a disponibilização de capacetes e coletes para mototaxistas e trabalhadores do interior”, disse Wilson Lima, lembrando que o projeto é uma política estadual desenvolvida por seu governo e aprovada na Assembleia Legislativa.
Ciclos do CNH Social
O primeiro ciclo do programa “CNH Social”, oferecido pelo Departamento Estadual do Amazonas (Detran-AM), foi lançado em novembro de 2021 e abriu 40 mil vagas.
O segundo ciclo, anunciado em abril de 2023 e em curso, oferecerá 80 mil vagas até sua conclusão.
“O que estamos realizando aqui é deixando um legado para oferecer oportunidades às pessoas que mais precisam, àquelas que não têm condições de arcar, por exemplo, com R$ 2 mil para obter uma Carteira de Habilitação. Com essa ajuda, essas pessoas podem ter a chance de ingressar no mercado de trabalho”, acrescentou o governador.
Projetos Sociais
Além do projeto ‘CNH Social’, o programa ‘Detran Cidadão’ também engloba o ‘CNH na Escola’ e o ‘Motociclista Legal’.
Lançado em novembro de 2021, o projeto ‘Motociclista Legal’ já beneficiou 9 mil trabalhadores (motofretistas e mototaxistas), tanto na capital quanto no interior, com a entrega de kits de segurança compostos por coletes de identificação e capacetes de proteção.
O diretor-presidente do Detran-AM, Wendel Monteiro, explica como ocorre o processo para que o cidadão seja contemplado.
“Eles devem cumprir todas as regras, realizar o exame psicotécnico, as aulas de legislação, ser aprovados na prova de legislação, em seguida, fazer as aulas de direção, a prova de direção, para então serem contemplados”, afirmou.
CNH na Escola
Lançado em março de 2022, o projeto ‘CNH na Escola’ pretende atender alunos do Ensino Médio da rede pública estadual, oferecendo de forma gratuita aulas de legislação de trânsito a esses estudantes.
O enfermeiro David Pinheiro, 23 anos, estava desempregado quando se viu contemplado com a CNH Social.
“Eu vejo como uma liberdade as pessoas conseguirem a CNH, pois o custo hoje em dia não é acessível para todos. Como eu estava passando por dificuldades, foi uma oportunidade que me ajudou, além de me proporcionar uma habilidade a mais, abrir portas de emprego, pois existem locais que exigem que os candidatos tenham a categoria A ou B”, destacou David.
Entre 2022 e 2023, 113 alunos da rede pública concluíram o curso de legislação em quatro escolas da capital. Atualmente, 324 estudantes, em sete escolas da capital, estão sendo beneficiados com o curso de legislação.
Para 2024, prevê-se que mais sete escolas recebam o projeto, incluindo duas no interior do Estado (Manacapuru e Itapiranga), totalizando a adesão de mais 742 alunos.